analise a frase "não existe mulher daltônica" e responda: ela é verdadeira?Por que isso é dito com frequência pela população?
Respostas
A partir da análise da sentença, podemos afirmar que ela é falsa. Mas para entendermos o motivo de ela ser dita com tanta frequência pela população, vamos nos lembrar de algumas características do daltonismo.
- Do que temos que nos lembrar ?
O daltonismo, é uma doença de caráter recessivo e é ligada ao sexo, isso significa que ela está presente na região não homóloga ao cromossomo Y, do cromossomo X. A mulher possui 2 cromossomos sexuais X (XX), enquanto que o homem possui um cromossomo sexual X e outro Y (XY). Dessa maneira, uma mulher não daltônica, é representada por 2 genótipos, são eles :
- E uma mulher daltônica ?
Como essa doença é recessiva, então uma mulher para ser daltônica, precisa, necessariamente, receber os 2 cromossomos X que portam o alelo para o daltonismo, sendo dada pelo genótipo .
- E um homem daltônico ?
Um homem, para ser daltônico, basta receber um cromossomo X afetado, que já possuirá o fenótipo de um homem daltônico, sendo dado pelo genótipo .
- E um homem não daltônico ?
Por tabela, possuirá como genótipo o , já que ele só possui um cromossomo X e não 2 como as mulheres.
E é por esse motivo, que com frequência, as pessoas dizem que não existem mulheres daltônicas, pois para uma mulher ser daltônica, ou a mãe que é daltônica se casa com um homem também daltônico, e esse casal terá descendentes, 100% daltônicos. Ou uma mulher que é portadora do alelo para o daltonismo, se casa com um homem daltônico, e podem ter uma filha daltônica, como fica demonstrado nos cruzamentos abaixo :
- Mulher daltônica se casa com homem daltônico :
Todos os descendentes são daltônicos.
- Mulher portadora se casa com homem daltônico :
E como esses casos, raramente ocorrem, muitas acreditam que não existe mulher daltônica. Entretanto, essa frase é falsa.
Bons estudos e espero ter ajudado :)