semana da arte moderna:
Respostas
Resposta:
A Semana de Arte Moderna foi uma espécie de manifestação cutural-artística que ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo . Nele ahouveram exposições de pinturas e esculturas, além de haverem apresentações de dança, teatros, recitações e palestras.
O que deu anta visibilidade para esse evento é que os artistas envolvidos propuseram uma visão de arte completamente distinta do que se tinha até então no país, inspirados nas vanguardas europeias, a arte tomou um papel subversivo, inovador e revolucionário. Mesmo que houvesse a ispiração nos movimentos ocorridos na Europa para que se fosse feito algo diferente do comum, traços de brasilidade foram esbanjados nessa exposição, o papel social da arte foi revelado e a população se chocou com o que viu.
Muitos enxergam esse momento como de rompimento com a arte acadêmica, o que originou uma revolução estética e o Movimento Modernista no Brasil.
Das figuras centrais temos Mário de Andrade, que foi o principal articulador da Semana de Arte Moderna de 22. Outros nomes importantes são Oswald de Andrade (escritor) e Di Cavalcanti (artista plástico)