• Matéria: Química
  • Autor: edilenecassiano4
  • Perguntado 3 anos atrás

tipos de cadeias e fórmulas de químicas organicas​

Respostas

respondido por: Miguel8989
0

Resposta:

Cadeias alifáticas, acíclicas ou abertas

Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.  

Cadeia normal

As cadeias chamadas de normais, ou também retas e lineares, são aquelas que apresentam como característica principal a ausência de ramificações. Elas também se diferem por apresentar em sua estrutura apenas carbonos primários ou secundários, possuindo apenas duas extremidades.

As estruturas a seguir são exemplos de cadeias normais:

H3C – CH2 – CH2 – CH3

H3C – CH2 – CH = CH – CH3

Cadeia ramificada

São classificadas como cadeias ramificadas aquelas que possuem mais de duas extremidades, tendo a presença de, no mínimo, um carbono terciário ou quaternário.

Cadeia homogênea

As cadeias abertas homogêneas recebem esse nome por possuírem apenas átomos de carbono e nenhum outro elemento. Logo, não apresentam heteroátomos. Esses compostos são constituídos apenas por moléculas de carbono ou de hidrogênio.

Cadeia heterogênea

As cadeias abertas e heterogêneas, ao contrário da anterior, apresentam, pelo menos, um heteroátomo, ou seja, um átomo diferente de carbono ou hidrogênio ao longo de sua estrutura, como ocorre na molécula estrutural apresentada abaixo:

H3C – CH2 – O – CH3

Cadeia saturada

As cadeias abertas e saturadas são aquelas que apresentam átomos de carbono interagindo entre si por meio de uma ligação simples. Nela, fica posicionado o carbono saturado. Como mostrado a seguir:

H3C – CH2 – CH2 – CH2 – CH3

Cadeia insaturada

Nas cadeias abertas e insaturadas ocorre, obrigatoriamente, a ligação de dois átomos de carbono por meio de ligação dupla ou tripla. Nessa interação, o carbono é chamado de insaturado.

H2C = CH2

CADEIAS CÍCLICAS OU FECHADAS

As cadeias cíclicas, como sugere o próprio nome, fazem conexões entre si, formando um ciclo, podendo ser reclassificadas como aromáticas ou alicíclicas. No caso das alicíclicas, ainda, podem ser subdivididas em homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas, de acordo com a estrutura criada.

Cadeia aromática

Uma característica particular da cadeia aromática é que ela se subdivide em mais duas, são elas:

Mononucleares- elas ocorrem quando há apenas um anel aromático. Exemplo: benzeno

Polinucleares- ao contrário da mononuclear, ocorre a presença de mais de um anel aromático. Exemplo: naftaleno.

Cadeia alicíclica

As cadeias fechadas alicíclicas não possuem nenhum tipo de anel aromático, subdividindo-se em saturadas e insaturadas. Além disso, as cadeias insaturadas ainda apresentam mais uma subdivisão. São elas:

Cadeia homogênea- nesse caso os anéis das cadeias possuem somente átomos de carbono.  

Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio.  

Cadeia saturada

As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.

Cadeia insaturada

Nos casos das cadeias fechadas insaturadas, diferente das saturadas, podem acontecer ligações duplas entre os átomos.

Importante! As cadeias mistas apresentam carbonos que fazem interações entre si, além de apresentarem um ciclo na cadeia, como ocorre com o benzeno, citado acima.

Espero ter ajudado!

Se possível, poderia colocar como melhor resposta?

Perguntas similares