Respostas
Resposta:
A Bacia do Paraná foi formada durante os períodos Paleozoico e Mesozoico. Essa região apresenta rochas sedimentares e rochas vulcânicas, formadas entre o período Ordoviciano e o período Cretáceo. Essa bacia possui uma grande depressão, constituída por rios de planalto, o que deixa a navegação muito difícil.
Resposta:
Dados e características da Bacia do Paraná
- A Bacia do Paraná tem grande importância nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Além de servir para o abastecimento da população e de zonas agrícolas, também é de grande importância para a geração de energia e transporte fluvial.
- O rio mais importante é o Paraná que recebe as águas de muitos afluentes como, por exemplo, rio Tietê, Paranapanema e Grande. A foz desse rio é do tipo estuário.
- Ela abastece o reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu (maior do Brasil).
- Sua área é de aproximadamente 879 mil quilômetros quadrados.
- A Bacia do Rio Paraná abrange os territórios do Distrito Federal e mais seis estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina.
- É a bacia hidrográfica com maior capacidade instalada de geração de energia elétrica. As maiores usinas hidrelétrica instaladas em rios da Bacia do Paraná são: Itaipu, Porto Primavera, Barra Bonita e Furnas.
- A vazão média das águas desta bacia hidrográfica corresponde a cerca de 7% do total do país.
- A principal rota de navegação é a hidrovia Tietê-Paraná.
- Esta bacia hidrográfica possui potencial hidrelétrico de, aproximadamente, 62,7 mil MW.
- O regime fluvial dessa bacia hidrográfica é do tipo tropical austral.
- O relevo percorrido pelos rios da bacia é do tipo planalto.