Respostas
Resposta:
O século XVIII foi um período de relativa paz social no Brasil, principalmente entre 1720 (Revolta de Filipe dos Santos, última grande revolta nativista) e até 1789, quando acontece a histórica Inconfidência Mineira, que foi a nossa primeira revolta separatista.
Repare que esse período mais pacífico de sete décadas entre 1720 e 1789 coincide com a expansão econômica da colônia. Fique ligado! Observe novamente o gráfico para fazer agora um exercício de interpretação de textos em gráficos. Eles são cobrados no Enem. E, nesta aula, o gráfico relaciona economia e sociedade.
Revoltas Pré-Iluministas
Assim como as revoltas coloniais nativistas do século XVII, as revoltas coloniais nativistas do século XVIII ainda não contavam com a influência das ideias iluministas, até pelo fato de terem ocorrido nas duas primeiras décadas, quando o Iluminismo ainda não havia se consolidado na Europa.
Isso ajuda a explicar a falta de um projeto político alternativo que embasasse o rompimento com a metrópole, algo que só ocorreu com os movimentos separatistas do final do século XVIII e do início do século XIX (Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana e Revolução Pernambucana).
As principais revoltas nativistas do século XVIII foram a Guerra dos Emboabas (MG – 1708/1709), a Guerra dos Mascates (PE – 1710-1711) e a Revolta de Filipe dos Santos (MG – 1720).