O período determinado para a Filosofia Clássica remete mais de 2000 mil, sendo denominado a partir da lógica de contagem de tempo da religião cristã como anterior a Cristo (a.C.). Foi o período em que os primeiros pensadores cujas maneiras de interpretar o mundo e a realidade social se estabeleceram e permanecem sendo relevantes até a atualidade (MARIANO, 2020). Esses pensadores – Sócrates, Platão e Aristóteles – são filósofos clássicos, o que o que o filósofo político Norberto Bobbio (2000) define como aqueles que produziram teorias que explicaram a realidade social de seu tempo e continuam contribuindo à explicação da realidade atual, sendo pertinentes refletirmos a partir de suas ideias. BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política. VERSIANI, Daniela Beccaccia (Trad.). Rio de Janeiro: Campus, 2000. MARIANO. Rubem A. Filosofia. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. 240 p. Em se tratando dos pensadores clássicos da Filosofia, analise as afirmações a seguir: I – Foi o principal responsável pela circulação dos pensamentos de Sócrates, que nada escreveu ao longo da vida. II – Pensador responsável pelo escrito sobre o “mito da caverna”, alegoria sobre liberdade e conhecimento humanos. III – Defendeu a política como âmbito da racionalidade, cuja ocupação de postos de mando poderiam caber aos filósofos. IV – Por sua preocupação com o desenvolvimento do pensamento crítico, buscava o diálogo baseado em perguntas. V – Desenvolveu sua reflexão no sentido da produção do conhecimento científico, orientado a temas amplos e diversos. É correto afirmar que diz respeito a Platão apenas: Alternativas Alternativa 1: I, II e IV. Alternativa 2: II, III e V. Alternativa 3: II, IV e V. Alternativa 4: I, II, III e IV. Alternativa 5: I, III, IV e V.
Respostas
Resposta:
Explicação:
De acordo com Platão, há dois mundos: o Mundo Sensível e o Mundo das Ideais (5).
Para o filósofo, o Mundo Sensível é baseado na cópia do Mundo das Ideais, onde as coisas materiais são finitas e imperfeitas. Tudo o que existe no mundo terreno é mortal e o conhecimento é atribuído no mundo por meio da reminiscência, ou seja, da relembrança da forma ao mundo inteligível.
Já o Mundo das Ideias representa um mundo perfeito e infinito. Nele, as formas são imortais e possuem a Unidade, a Beleza, o Bem, a Verdade. Não são cópias, mas sim a realidade, ao contrário do mundo terreno.
Assim, o Mundo das Sombras, representado no Mito da Caverna, designa o senso comum, a opinião (doxa), que, para Platão, deve ser transformada em conhecimento, isto é, episteme, a partir do método dialético.
Link: brainly.com.br/tarefa/25768162