Uma alternativa importante para o terapeuta tirar a prova real do que foi avaliado, ou seja, identificar um quadro de adiposidade localizada e flacidez muscular são os testes específicos, teste do quadril e teste do abdome. Descreva cada um deles e como se avalia seus resultados. 1. Teste do quadril:2. Teste do abdome:.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Teste do Quadril: para diferenciar a adiposidade localizada dos culotes de uma flacidez muscular glútea, realiza-se o teste de quadril. Para sua realização, o terapeuta avaliador senta-se à frente do cliente/paciente que se mantém posicionado em pé com abdução dos braços a 900. Em seguida, o examinador pede ao paciente contrair os glúteos de forma isométrica, isto é, uma contração é realizada e mantida por alguns segundos, até a visualização do avaliador (BORGES; SCORZA, 2016).
A avaliação dos resultados é feita da seguinte forma: durante a contração, se houver o desaparecimento do culote, neste caso, o paciente apresenta flacidez muscular e não adiposidade localizada.
Contrário disso, se durante a contração solicitada o culote permanecer, o paciente apresenta adiposidade localizada na região do quadril.
Teste do abdome: o teste do abdômen também é utilizado como um subsídio auxiliar para melhorar o diagnóstico e é realizado em duas fases (BORGES; SCORZA, 2016).
Primeira Fase: para a avaliação, o terapeuta avaliador deve se sentar lateralmente ao cliente/ paciente e este deve ficar em pé com abdução dos braços a 900. Em seguida, o avaliador pede para o paciente contrair o abdômen e mantê-lo contraído sem elevar os ombros e o tórax.
Avaliação dos resultados: durante a contração, se houver o desaparecimento do abdome superior e inferior, imaginando-se uma linha vertical, é uma indicação de que o paciente apresenta uma disfunção estética relacionada à flacidez muscular abdominal (BORGES; SCORZA, 2016). Contrário disso, caso o abdômen ainda apresentar protrusão, o paciente apresenta adiposidade localizada abdominal.
Segunda Fase: neste caso, o teste é realizado com o paciente deitado na maca com os braços elevados paralelos à cabeça. Solicita-se ao cliente/paciente uma contração do abdômen sem elevação do tórax.
Avaliação dos resultados: os resultados referentes à segunda fase do teste do abdome seguem o mesmo padrão da primeira fase do teste. Se não houver uma diminuição de volume abdominal, é indicativo de adiposidade localizada (BORGES; SCORZA, 2016).
Explicação:
Página 44 do livro Estética Corporal ( Unicesumar).