Respostas
Resposta:
Metabolismo é o nome dado ao conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo. Essas inúmeras reações são reguladas e catalisadas por enzimas. Dentre as funções do metabolismo, podemos destacar a obtenção de energia. Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo. A seguir falaremos mais sobre o metabolismo, a sua importância e os seus processos.
O que é o metabolismo?
O metabolismo é o conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo para controlar os recursos materiais e energéticos, de forma a suprir as suas necessidades estruturais e energéticas.
Essas reações são catalizadas por diversas enzimas e têm como objetivos: obtenção de energia química; conversão das moléculas dos nutrientes em precursoras de macronutrientes, como aminoácidos, bases nitrogenadas, açúcares e ácidos graxos; produção de macromoléculas, como proteínas, ácidos nucleicos, polissacarídios e lipídios; síntese e degradação de biomoléculas especializadas.
Explicação:
O metabolismo é o conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo, controlando os recursos materiais e energéticos, de forma a suprir as suas necessidades estruturais e energéticas;
As reações do metabolismo estão reunidas em duas vias metabólicas, o catabolismo e o anabolismo;
O catabolismo degrada moléculas complexas em produtos mais simples, com a liberação de energia;
O catabolismo pode ser dividido em metabolismo aeróbico e anaeróbico;
O anabolismo sintetiza moléculas complexas a partir de moléculas simples;
O metabolismo energético compreende o conjunto de reações que envolvem trocas energéticas no organismo;
A produção de energia é responsável pela liberação de calor e produção de ATP;
O metabolismo basal é a quantidade de energia que o organismo necessita para realizar as mais diversas funções.
Resposta:
As reações químicas que ocorrem no corpo permitem a realização de nossas atividades diárias
As reações químicas que ocorrem no corpo permitem a realização de nossas atividades diárias
O termo metabolismo (do grego metábole, que significa mudança) é usado para descrever as várias reações químicas existentes no organismo que garantem as necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo. Entre as finalidades dessas reações químicas, podemos citar a síntese e quebra de biomoléculas, a produção de energia e a conversão de moléculas dos nutrientes em unidades precursoras de macromoléculas.
O metabolismo não é uma exclusividade dos seres humanos e ocorre em todos os seres vivos, seja ele unicelular ou pluricelular. As reações que compõem o metabolismo podem ser classificadas em dois grandes processos metabólicos: o anabolismo e o catabolismo.