rial Durante os últimos anos, as cidades médias têm apresen- tado maior crescimento do que as outras cidades do Brasil, tanto em termos do Produto Interno Bruto (PIB) quanto da urbanização. Enquanto as cidades com mais de 500 mil és habitantes estão perdendo participação no PIB nacional de (queda de 1,64 p.p. no período de 2002 até 2005), as cidades médias estão ampliando sua participação (aumento de 1,28 10 p.p. no mesmo periodo). Do ponto de vista populacional, as al cidades com mais de 500 mil habitantes estão crescendo a taxas percentuals abaixo das cidades médias (entre 100 mil e 500 mil habitantes). Isto porque, nos últimos anos, as cidades médias foram aquelas que apresentaram maior cres- cimento anual do PIB (cerca de 4,7% ao ano) e crescimento mais elevado da população (aproximadamente 2% ao ano). Revista de lalopacoes e debutes do Ipea, lev. 2009. Disponivel em: www.ipea gov.br/desahos/index.php?option-com.content&view=article&id=1002 caud-1 exte Acesso em: 6 ago 2071 O crescimento das cidades médias está associado a diversos fatores, entre eles:
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
Está correta a letra A. A expansão das cidades médias pode ser atrelada, principalmente, em decorrência do aumento da especulação imobiliária nos municípios, e em decorrência do constante processo de desconcentração industrial.
Nesse sentido, a guerra fiscal induz as empresas a buscarem locais que sejam mais acessíveis economicamente para o processo produtivo. Mas também, a desconcentração industrial é fruto do aumento da especulação imobiliária.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás