Quando os primeiros computadores começaram a ser utilizados parecia óbvio que esta seria uma área feminina, uma vez que as mulheres tradicionalmente realizavam a atividade de "computar", realização de cálculos para os cientistas. Assim, seria natural que elas continuassem a realizar essa atividade, agora com a ajuda dos computadores. Por isso, muitas das pioneiras, além de serem mulheres, eram formadas em matemática e ciências, com doutorado em matemática. SCHWARTZ, Juliana. CASAGRANDE, Lindamir Salete. LESZCYNSKI, Sonia Ana Charchut. CARVALHO, Marília Gomes de. Mulheres na Informática: quem foram as pioneiras? Julho-dezembro. 2006. Com base no fragmento acima e considerando mulheres e a informática, analise as afirmativas a seguir: I. Em algumas pesquisas foi mostrado que as mulheres são consideradas incompetentes nas áreas científicas e o mesmo ocorre na área tecnológica, pois ela é considerada "coisa de homem". II. Alguns estudos mostram que algumas pessoas acreditam que mulheres têm uma predisposição genética para não gostarem de computador e que isso é reforçado pelas mães, secretárias, namoradas que falam com orgulho, que não entendem nada de computadores. III. Em alguns estudos sobre as mulheres na área da informática, mostra-se que a falta de modelos femininos é apontada como um dos fatores que leva à pequena participação das mulheres na área. IV. Em outros estudos é mostrado que a norma científica que vincula a produção acadêmico-científica ao sobrenome dos/as autores/as muitas vezes dificulta a identificação das mulheres, uma vez que a cultura condiciona a pensar que o autor é homem. É correto o que se afirma em:.
Respostas
Resposta: I, II, III, IV
Explicação:
Resposta:
Resposta: I, II, III, IV
I. Em algumas pesquisas foi mostrado que as mulheres são consideradas incompetentes nas áreas científicas e o mesmo ocorre na área tecnológica, pois ela é considerada “coisa de
homem”.
II. Alguns estudos mostram que algumas pessoas acreditam que mulheres têm uma predisposição genética para não gostarem de computador e que isso é reforçado pelas mães, secretárias, namoradas que falam com orgulho, que não entendem nada de computadores.
III. Em alguns estudos sobre as mulheres na área da informática, mostra-se que a falta de modelos femininos é apontada como um dos fatores que leva à pequena participação das mulheres na área.
IV. Em outros estudos é mostrado que a norma científica que vincula a produção acadêmico-científica ao sobrenome dos/as autores/as muitas vezes dificulta a identificação das mulheres, uma vez que a cultura condiciona a pensar que o autor é homem.
Explicação:
Quando os primeiros computadores começaram a ser utilizados parecia óbvio que esta seria uma área feminina, uma vez que as mulheres tradicionalmente realizavam a atividade de “computar”, realização de cálculos para os cientistas. Assim, seria natural que elas continuassem a realizar essa atividade, agora com a ajuda dos computadores. Por isso, muitas das pioneiras, além de serem mulheres, eram formadas em matemática e ciências, com doutorado em matemática.