Respostas
Resposta:
A fórmula geral do composto químico é representada por CnH2n, sendo que –n é o número de átomos de carbono ou de hidrogênio. A quantidade de hidrogênio sempre será o dobro da quantidade de carbono, por isso o –n é antecedido por - 2.
Exemplo: o composto mais simples dos alcenos é o etileno ou eteno. Sua fórmula molecular é C2H4. Se há duas moléculas de carbono, haverá quatro moléculas de hidrogênio, o dobro.
Outros alcenos: 1-Buteno: CH2 = CH – CH2 – CH3, Propeno ou Propileno: CH2 = CH – CH3 e 2-Buteno: CH3 – CH = CH – CH3
Os hidrocarbonetos do tipo alcenos possuem como principais características: fácil solubilidade em solvente orgânicos, como benzeno, álcool e éter, é insolúvel em água, são compostos mais reativos que os alcanos, são incolores e o ponto de fusão e ponto de ebulição são maiores do que os dos alcanos, que possuem o mesmo número de átomos de carbono.
Vale ressaltar que os alcenos são mais reativos porque apresentam uma ligação "pi" e essa ligação é um ponto de quebra para que se tenha a reação. Essas reações são de adição e polimerização.
A reação pela adição de água a moléculas de etileno é uma das maiores fontes do etanol. Processo muito usado em países que não são propícios para a produção da cana-de-açúcar, devido ao clima ou a pequena extensão territorial. Já no Brasil, é a matéria prima do álcool comum.
Já a reação de polimerização é feita na maioria dos plásticos e borrachas sintéticas, em que a ligação dupla dá origem a outras ligações com outras moléculas e assim por diante.
Explicação:
espero ter ajudado tchau bons estudos