Leia atentamente as seguintes assertivas quanto à veracidade, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I A identificação da dentina cariada infectada e da afetada contribui para a mudança de paradigma na confecção de restaurações dentárias.
II A esclerose dentinária não contribui para a defesa do complexo dentinopulpar, devendo ser removida durante o preparo para restauração.
III É possível visualizar clinicamente a dentina reparativa durante o preparo cavitário, desde que decidamos pela remoção total do tecido cariado.
As assertivas I, II e III são, RESPECTIVAMENTE:
a.
F, F, F.
b.
V, F, V.
c.
F, V, F.
d.
V, V, V.
e.
V, F, F.
Respostas
Resposta:
Alternativa B. As assertivas I, II e II são V, F, V.
Explicação:
Durante a restauração dentária é importante saber diferenciar a dentina cariada infectada da afetada. A dentina cariada infectada corresponde a um tecido amolecido marrom-acastanhado, a qual deve ser removida. Já a dentina afetada é um tecido mais endurecido caracterizada por ser removida em lascas. Embora tenha sido afetada, é uma dentina passível de remineralização, por esse motivo, atualmente preconiza-se que seja mantida durante o preparo para restauração. Portanto, a identificação destas é importante, o que torna a assertiva I verdadeira.
A esclerose dentinária é um tecido duro mineralizado que se forma em resposta à agressão física, química ou biológica ao complexo dentinopulpar, portanto, não deve ser removida durante o preparo para restauração. Nesse sentido, a assertiva II é falsa.
Ao optar pela remoção total do tecido cariado, é possível visualizar clinicamente a dentina reparativa a qual é um tecido passível de recuperação após a restauração dentária. Portanto, a assertiva III é verdadeira.
Resposta:
V,F, F
Explicação: