• Matéria: Sociologia
  • Autor: Serafimatheus14
  • Perguntado 3 anos atrás

Dentre os vários estudos sobre música brasileira que surgiram a partir da primeira década do século XX, é observação comum que, desde o século XVIII, houve uma definição de uma identidade sonora para a nação que teria se revelado, no século XIX, em dois grandes gêneros da música brasileira: a modinha, representando um tipo de canção que tem como tema primordial o amor romântico, e o lundu, representando uma manifestação de negros, dos quais todos os outros gêneros teriam evoluído. FONTE: FERLIM, Uliana Dias Campos. Música popular no Brasil do século XIX: sujeitos em debates políticos e musicais na definição das “modinhas” como representação da identidade nacional. In: Música Popular em Revista. Campinas, ano 3, v.2, jan.-jun.2015, p.32-64 Esses gêneros musicais tratados no texto estão diretamente ligados 0 pontos a) Ao contexto da Revolta da Vacina. b) À conjuntura da Guerra da Cisplatina. c) À identidade nacional e à questão racial. d) À luta de classes e à urbanização de São Paulo. e) Ao evolucionismo e à teoria do darwinismo social.​


Serafimatheus14: Descobri a resposta
Serafimatheus14: É a letra A

Respostas

respondido por: viniciusrm19
3

Os gêneros musicais apresentados estão associados ao contexto da Revolta da Vacina, em virtude da época em que são apresentados, ou seja, no início do século XX. (Alternativa A).

A Revolta da Vacina foi categorizada como uma revolta em prol dos direitos dos cidadãos que foram obrigados a se vacinar de forma incisiva, sem qualquer consentimento ou transparência.

O contexto apresentado pelos gêneros musicais retrata justamente o momento cultural vigente, marcado pela modinha e lundu.

Perguntas similares