Organizações que de fato realizaram um processo sério de planejamento estratégico relatam uma série de benefícios que podem inspirar outras empresas a adotarem essa prática. Um dos benefícios principais é a concentração dos recursos da organização nas atividades essenciais para elevar a satisfação dos clientes, diminuir os custos e gerar valor para os acionistas, mas, além deste benefício, existe uma série de outros. Entre as alternativas abaixo apenas uma NÃO é um benefício relatado pelas empresas que adotaram a implementação estratégica. Assinale-a:
Escolha uma opção:
a.
Delega poder aos líderes, gestores e funcionários ao alocar os recursos que colocam em prática as iniciativas planejadas.
b.
Elimina a existência de planejamentos potencialmente conflituosos.
c.
Elimina iniciativas desnecessárias e dispendiosas que não constam no planejamento.
d.
Dispensa os principais gestores de se envolverem no planejamento.
e.
Incentiva a cooperação interdepartamental.
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
Todos tem que fazer parte do planejamento, incluindo os gestores.
Resposta:
E. Dispensar os principais gestores de se envolverem no planejamento.
Explicação:
Não é um benefício a dispensa dos principais gestores de se envolverem no planejamento. A participação dos principais líderes é fundamental na elaboração do PE. Ao incluir todas as áreas e distribuir as metas entre essas áreas, o PE une os departamentos em prol de um objetivo em comum. Toda meta estratégica deve ter um desdobramento especificando prazos, responsáveis e recursos necessários. Elimina iniciativas desnecessárias e dispendiosas que não constam no planejamento; ajuda os gestores a dizer "não" para todas aquelas iniciativas que não estão atreladas às metas previstas. Com isso, a empresa incorre em um grande ganho de tempo e outros recursos. Por fim, o PE deve ser realizado de maneira integrada; assim, diminui-se o risco de o planejamento de marketing colidir com os recursos e objetivos do planejamento financeiro, por exemplo.