Pensar o nível de desenvolvimento de um dado país é uma ação que deve ir além da análise estatística dos principais índices econômicos dessa nação, sendo essencial um olhar crítico que articule os dados da dimensão econômica, social e humana. Desta forma, observe as informações a seguir.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, em 2020, atingiu a soma de 7,4 trilhões de reais. Em termos de potencialidade de recursos naturais e agrícolas, o Brasil também se destaca. E, apesar de todas essas possibilidades, há, no País, um índice elevado de pessoas em situação de pobreza extrema. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, quase 52 milhões de brasileiros estavam em situação de pobreza e, em extrema pobreza, 13,5 milhões de pessoas. Outro dado importante é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o Brasil, em 2018, ocupava o 79º lugar no ranking mundial, porém, em 2019 passou a ocupar o 84º lugar nesse ranking.
Desta forma, e analisando os indicadores apresentados, como se explica o fato de o Brasil ser um país potencialmente rico e, ainda assim, ter tão elevado número de pessoas em situação de pobreza?
Respostas
Resposta:
Essa disparidade ocorre porque o País ainda mantém distribuição de renda desigual. O IDH demonstra que o Brasil ainda está em situação em que muitos Estados e municípios não apresentam o mínimo necessário aos bens sociais básicos, como educação, expectativa de vida e renda. Assim, sem as condições mínimas, principalmente em se tratando da educação, dificilmente haverá modificação desse quadro. Portanto, o que explica o elevado índice da população em estado de pobreza é a baixa distribuição de renda, bem como a falta de políticas públicas que ofereçam a essa população a garantia dos direitos sociais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988.
Explicação:
A partir dos dados e estatísticas econômicas, é possível verificar que o Brasil apresenta baixos índices de renda per capita.
Para isso, é preciso compreender o significado de renda per capita e a posição do Brasil dentro desse contexto.
Renda per capita e pobreza
A renda per capita significa a estatística que divide o Produto Interno Bruto de um país pela sua população, criando uma média de riqueza daquela nação.
Quando avalia essa estatística, o Brasil está na posição 63 de maiores índices per capita, atrás de nações como Chile, Costa Rica e Uruguai.
Nisso, o posicionamento ruim no ranking de renda per capita auxilia na compreensão da situação de pobreza do Brasil.
Para mais sobre renda per capita, leia: https://brainly.com.br/tarefa/6538448
#SPJ2