• Matéria: História
  • Autor: 00mateus11rodrigues
  • Perguntado 3 anos atrás

Semana 1 - PET 4

1 - No século XVIII, a crise do sistema colonial, é parte da crise do Antigo Regime. Quais são as três características do Antigo Regime ?
2 - Como o Absolutismo e o Mercantilismo oprimiam os colonos da América ?
3 - As autoridades portuguesas proibiam a circulação dos livros dos filósofos iluministas, no Brasil do século XVIII. Por que eles eram considerados como uma ameaça à manutenção da ordem colonial ?
4 - O último item citado acima fala de “uma longa série de abusos e de usurpação”. Dê exemplos de abusos praticados pelas metrópoles europeias sobre seus colonos das Américas.

Respostas

respondido por: byukarisz
27

Resposta:

1- Características do Antigo Regime:  

• Monarquia Absolutista: os reis tinham poder absoluto; total.  

• Mercantilismo: conjunto de ideias e práticas econômicas adotadas durante a Idade Moderna pelos países da Europa que constituíram vastos impérios coloniais. Seu auge foi no século XVII e caracterizou-se por: ° Colonialismo: formação de vastos impérios coloniais em outros continentes. As terras conquistadas (colônias) deveriam ser áreas fornecedoras de matérias-primas (madeiras, metais, diamantes, esmeraldas, produtos agrícolas como açúcar e algodão, por exemplo) para suas metrópoles (países colonizadores) e deveriam comprar delas produtos industrializados. ° Metalismo: quanto mais ouro e prata um país europeu conseguisse acumular, mais seria poderoso. ° Balança Comercial Favorável: exportar mais produtos nacionais do que importar de outros países. ° Protecionismo: controle de preços, para afastar a concorrência estrangeira; incentivo à produção e ao comércio nacionais.  

• Sociedade Estamental: sociedade dividida em estamentos ou ordens. Cada pessoa pertencia a um estamento e deveria passar toda a vida nele; ou seja, não havia mobilidade social. A estrutura da França, por exemplo, era dividida em três estados : clero (os sacerdotes da Igreja Católica Romana), nobreza (os proprietários das terras; entre eles, o rei e seus familiares) e terceiro estado (a burguesia - banqueiros, industriais e comerciantes; profissionais liberais, e a grande maioria da população, os camponeses).  

2- O Absolutismo não permitia aos colonos a liberdade política e o Mercantilismo não permitia a liberdade de comércio.

3- Porque estes livros denunciavam os abusos do absolutismo e assim os colonos poderiam se revoltar contra o rei, levando a Metrópole a ter muitos prejuízos na exploração do comércio.

4- Monopólio do comércio, não permitindo que os colonos participassem dos lucros das atividades comerciais. Criação de leis que aumentavam os impostos sem a participação dos colonos para defenderem os seus interesses.  

Perguntas similares