• Matéria: História
  • Autor: LeonGames204
  • Perguntado 3 anos atrás

“Os Estados Unidos exercem seu imperialismo através de meios indiretos de dominação. Se, em termos globais, o avanço da influência dos Estados Unidos ocorreu apenas após a Segunda Guerra Mundial, para a América Latina as políticas visavam à soberania do país no continente desde o início do século XIX. Os Estados Unidos estabelecem sua hegemonia através de assistências militares, econômicas e ideológicas, propagando sua cultura e estilo de vida e garantindo que seus interesses sejam prioridade em nações alheias.”

(PEREZ, T. Estados Unidos e América Latina: política externa e imperialismo. Disponível em . Acesso em 20 set. 2014).

Sobre a política externa norte-americana em relação à América Latina e aos países do bloco capitalista, é CORRETO afirmar:

a) A imposição do Big Stick, no governo Nixon, pregava a utilização da força armada na intervenção dos negócios latino-americanos.

b) A Doutrina Truman pregava a política de “ajuda mútua” em defesa do “mundo livre”, ou seja, a retórica democrática, antitotalitária e anticomunista.

c) A Doutrina Monroe e a Política da Boa Vizinhança fixavam limites à intervenção das potências europeias na América Latina.

d) A Doutrina Reagan retomou a política da contra insurgência, dando ênfase à “Aliança para o Progresso”.

Respostas

respondido por: maarigibson
1

O imperialismo americano ficou evidente a partir da Doutrina Monroe (alternativa C).

A Doutrina Monroe foi uma política adotada pelo presidente estadunidense James Monroe, em 1923, que pregava a não intervenção dos países europeus na América, pois a maioria das colônias estava passando por processos de independência.

Defendia a "América para os americanos" e se colocava como líder dos países do continente.

Perguntas similares