Bom dia! será que alguém poderia me ajudar por favor?
Preciso de uma produção textual.
O tema da redação é: A Exploração de Crianças e De adolescentes no Brasil.
Tem que ter quatro parágrafos!!!
O primeiro páragrafo é a INTRODUÇÃO do tema da redação;
O Segundo parágrafo é sobre Exploração Sexual ;
O Terceiro parágrafo é sobre Exploração Financeira ;
O quarto paragráfo é sobre Mão de obra infantil;
Por favor me ajudem!!! Preciso urgentemente, agradeço de coração.
Respostas
Resposta:
Introdução
Este artigo analisa o papel da escola no enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com base em um estudo realizado em unidades de ensino da rede pública estadual de Porto Velho-RO, município que nos últimos anos convive com as consequências sociais da construção de usinas hidrelétricas no Rio Madeira. A investigação foi desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, da qual participaram 20 agentes escolares, vinculados a quatro instituições de ensino. A análise das informações foi realizada à luz de referenciais críticos sobre direitos humanos, educação e psicologia, por meio da construção de categorias e subcategorias. Os resultados revelam que a maioria dos agentes escolares desconhece a problemática e que nenhuma das escolas pesquisadas desenvolve ações de enfrentamento. A educação sexual não é trabalhada como um tema transversal e a sexualidade é reduzida ao enfoque do risco e vitimização, não entendida sob a perspectiva dos direitos humanos.
A violência sexual se manifesta de duas formas: pelo abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal e pela exploração sexual comercial. O abuso sexual ocorre quando algum indivíduo submete uma criança/adolescente a práticas sexuais. “Envolve o emprego, uso, persuasão, indução, coerção ou qualquer experiência sexual que interfira na saúde do indivíduo incluindo componentes físicos, verbais e emocionais. A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por sua vez, tema da análise aqui proposta, é definida pelo caráter comercial. É reconhecida como todo tipo de atividade comercial em que as redes, usuários e pessoas usam o corpo de um menino ou menina ou de adolescente para tirar vantagem ou proveito de caráter sexual (Castanha, 2008). Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mantém uma relação direta com a categoria abuso sexual de natureza intrafamiliar e extrafamiliar e inclui ainda outras formas de violências. Além da exploração econômica, as violências estrutural, física, psicológica, social e moral, como também a violência simbólica, que estimula todas as formas de violência.
Exploração Financeira
O crescente fenômeno da violência social contra os idosos na contemporaneidade, o abuso financeiro, advém de familiares e da sociedade capitalista. Precisamos olhar esta situação exploratória vivida por muitos aposentados e pensionistas, que, além de não poderem usufruir dos seus vencimentos, têm, muitas vezes, seus nomes escritos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em virtude do acúmulo de compras no comércio em seus nomes, como também o crescente número de empréstimos a eles concedido. Esta problemática, como se pode observar, é fonte de sofrimento para o idoso mediante sua exclusão social, iniciada, geralmente, na família. Diante da complexidade dessa realidade social, fazem-se necessários o surgimento de novos olhares, ou seja, uma rede de ação conjunta. Nesse sentido a psicologia social pode contribuir para minimizar os efeitos drásticos do fenômeno da violência social contra idosos, assumindo nossa responsabilidade como psicólogos comprometidos com a segurança e bem-estar do ser humano.
Mão de Obra Infantil
O Brasil tem uma legislação ampla sobre a
proteção da criança e do adolescente e a
proibição do trabalho infantil.
A Constituição Federal de 1988 determina:
• Art. 227 – É dever da família, da sociedade e do
Estado assegurar à criança e ao adolescente, com
absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e
à convivência familiar e comunitária, além de colocálos a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
• Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e
rurais, além de outros que visem à melhoria de sua
condição social:
XXXIII – Proibição de trabalho noturno, perigoso
ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer
trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na
condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
Muitos países se uniram para defender os direitos
da criança e do adolescente e para combater o trabalho infantil. Desta união resultaram diversos acordos internacionais, alguns especialmente importantes na defesa dos direitos da infância com relação ao trabalho. No dia 20 de novembro de1959, a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou a “Declaração dos Direitos da Criança”. Em 1989, a Assembléia das Nações Unidas adotou a “Convenção sobre os Direitos da Criança” que, entre outros assuntos, determinou a proteção da criança contra a exploração econômica bem como contra a realização de qualquer trabalho que possa ser perigoso ou interferir em sua educação, ou que seja nocivo para sua saúde ou para seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral ou social.
Explicação: Espero ter ajudado.