• Matéria: Sociologia
  • Autor: dina88128322
  • Perguntado 3 anos atrás

Quando Forestan analisa as relações de classe no Brasil, ele percebe uma burguesia interna que não fez a revolução burguesa, mas que se contentou em ser parceira da burguesia internacional. Uma parceria que legou à burguesia interna uma condição menor e subordinada em relação à burguesia internacional, mas, mesmo assim, se estabeleceu como parceira desta burguesia (Sanches, et al. p. 74, 2016) Considere as assertivas a seguir. 1 - No tocante as relações de dependência este dado é importante porque Florestan perceberá que as relações de dominação não são somente externa, é uma dominação externa que se conjuga com uma dominação interna II - A dominação externa só se dá por intermédio da dominação interna A burguesia intema é aquela que faz funcionar todos os mecanismos para que a burguesia internacional possa auferir os resultados da dominação que ela impõe de maneira imperialista. Ill - Uma vez que a burguesia interna é parceira da grande burguesia internacional, Florestan aponta para o erro de supor que a burguesia local possa ser parceiro do trabalhador para combater o novo imperialismo, antes a burguesia local é agente deste novo imperialismo. Com base nos conhecimentos sobre Florestan Fernandes e suas análises sobre as relações de classe no Brasil, afirma-se como correto

Respostas

respondido por: aninhato
11

Resposta:

as assertivas I, II e III estão corretas

respondido por: RicardoRamos1998
0

A alternativa correta sobre a obra de Florestan Fernandes e o tema da burguesia nacional e internacional é: "as assertivas I, II e III estão corretas".

Para isso, é preciso compreender de que forma Florestan aborda o capitalismo brasileiro a partir de sua burguesia.

Florestan, burguesia nacional e internacional

Ao dialogar sobre os temas da burguesia nacional e internacional, Florestan Fernandes aborda a relação entre ambas, informando que o empresariado nacional se coloca enquanto uma extensão do internacional.

Tal ponto diz respeito a possibilidade de desenvolvimento econômico do capitalismo brasileiro por meio do empoderamento da burguesia nacional. Florestan discorda desse aspecto, argumentando que burguesia nacional e internacional estão interligadas.

Para mais sobre Florestan Fernandes, leia: https://brainly.com.br/tarefa/47881106

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares