URGENTEMENTE
Os tipos sanguíneos são determinados pela presença de determinadas proteínas nas hemácias, que, caso entrem em contato com seus anticorpos específicos podem provocar uma reação. Observe o quadro e responda:
a) Sabendo que os pais são heterozigotos, indique o fenótipo e genótipo de todos os indivíduos (pai, mãe e filho).
b) Indique a probabilidade, baseada no sistema ABO e Rh, da criança ser filho deste casal.
Respostas
Explicação:
a imagem está completa ???
Respondendo a pergunta A
O genótipo para os indivíduos será
- Pai: IA i / Rr
- Mãe: IB i / Rr
- Filho: i i / rr
O fenótipo para os indivíduos será
- Pai: A+
- Mãe: B+
- Filho: O-
Respondendo a pergunta B
A probabilidade da criança ser filha deste casal é de (um oitavo)
O que é genótipo e fenótipo?
O genótipo é a carga genética do individuo, ou seja, o par de genes que vai determinar uma caraterística, neste caso, trabalhamos com o genótipo que vai determinar o grupo ABO e o que vai determinar o fator Rh.
O fenótipo é a característica que foi de fato expressada, isto é, se o que o genótipo diz vai de fato aparecer - por exemplo, o genótipo para a altura de alguém pode dizer "alto" mas por alguma disfunção nutricional ou hormonal a pessoa ser baixa. No caso do grupo ABO e fator Rh, o fenótipo e o genótipo tendem a concordar, daí a possibilidade de inferir só olhando o resultado do teste de aglutinação da imagem.
Grupo ABO e fator Rh
O grupo ABO é a presença de um antígeno A, B, os dois (AB) ou nenhum (O), enquanto o fator Rh é a presença de uma proteína nas hemácias: se tiver a proteína é Rh+ e se não tiver é Rh-. Juntamos as duas informações para definir o tipo sanguíneo da pessoa em questão.
Olhando o teste de aglutinação da imagem, Vemos que o pai respondeu indiciando presença de antígeno A e a mãe respondendo indicando a presença do antígeno B, e os dois responderam para a proteína. Isso significa que eles são, respectivamente, A+ e B+. O filho não respondeu para nenhum então é O-.
Como saber se o filho é do casal?
Sabendo que o fenótipo é derivado do que o genótipo diz e que metade dos genes da criança vem do pai e a outra metade da mãe, podemos observar os genes da criança e dos pais para ver se de fato combinam ou não. O genótipo foi dado pelo teste de aglutinação da imagem e pela informação (dada no enunciado) de que ambos os pais são heterozigotos (genes diferentes formando par). O pai tem os genes IA i (determina sangue A) e a mãe IB i (determina sangue B), e ambos têm os genes Rr (determina Rh+). O filho recebeu uma metade de cada, e pelo resultado do teste de aglutinação, sabemos que foi i i (sangue O) e rr (Rh-).
Como saber a probabilidade?
Para saber a probabilidade de a criança ser filho do casal ou não só com base no tipo sanguíneo, observamos as combinações possíveis dos pais e vemos se o filho poderia se encaixar ali. Neste caso, as possibilidades de combinação gerariam os resultados: A+/A-/B+/B-/AB+/AB-/O+/O-
A criança é O-, o que significa que existia 1 em 8 de ser filha do casal, ou seja, de chances de a criança ser filha do casal.