como ocorreu o desenvolvimento do reino de Mali? onde se localizava a sede da monarquia de Mali?
Respostas
Império Mali se desenvolveu na região noroeste do continente africano entre os séculos XIII e XVII. Ficou também conhecido como “Reino Mandiga”, pois a língua deste povo se chamava mandiga.
O Império do Mali foi fundado em 1235 pelo imperador Soundiata Keïta, que governou de 1235 a 1255.
Principais características do Império Mali:
Política e governo:
- O regime de governo era monárquico, exercido pelos mansas (espécie de imperador). Eles eram assessorados por um conselho de anciãos, que era composto por militares, chefes religiosos e civis). Esse conselho era consultado pelo imperador nas decisões importantes.
- Houve duas capitais no Império Mali. A primeira foi Niani e a segunda foi Cangaba.
- O principal imperador do Império Mali foi Mansa Musa (dinastia Keita), que governou entre 1312 e 1337. Foi durante esse período que o Império do Mali atingiu seu maior momento de desenvolvimento. Conhecido como o “rei dos reis”, esse mansa fez também a reorganização das províncias do império.
- As conquistas territoriais ocorreram com a atuação de um exército forte e bem preparado.
- O império era dividido em estados e províncias. Em nível local, havia as vilas e cidades. As províncias conquistadas pagavam impostos para o poder central do império.
Religião
- Não havia uma religião oficial do império. Seguiam religiões tradicionais africanas baseadas, principalmente, no culto dos mortos. Porém, receberam influência do Islamismo, que teve grande disseminação no império. O islamismo passou a ser a religião seguida por muitos imperadores.
- A maior parte da população era animista, ou seja, acreditava que os elementos da natureza possuíam alma ou uma espécie de poder espiritual.
- Eram tolerantes com relação às crenças e religiões dos povos conquistados.
- Durante o reinado de Mansa Musa foi ampla islamização da região imperial.