Em 1792 o britânico William Carey publicou um livro de 87 páginas intitulado “Uma investigação sobre o dever dos cristãos de empregarem meios para a conversão dos pagãos”. Este se tratava de uma avaliação do mundo de seus dias, que refletia a necessidade urgente da proclamação do evangelho a todas as nações da terra. Menos de um ano depois, em junho de 1793, ele e sua família partiram para a Índia [...]. O trabalho de Carey na Índia foi excepcional e inusitado: ele tinha uma visão missionária muito à frente do seu tempo, dedicando-se à causa cristã sem afrontar os aspectos da cultura local que não feriam os valores revelados por Deus nas páginas da Bíblia Sagrada. Sua importância para o cristianismo na Índia foi extraordinária. Junto com William Ward e Joshua Marshman, missionários que se juntaram a ele em 1799, fundaram 26 igrejas, 126 escolas e traduziram a Bíblia para 44 idiomas, além da vasta contribuição social que exerceu grande impacto na Índia.
JÚNIOR, Galaor Linhares Tupan. Modelos de Plantação de Igrejas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Reimpresso 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o recorte histórico da plantação de igrejas no século XVIII, analise as afirmações a seguir.
I. O que permitiu a plantação de igrejas ao redor do mundo avançar de forma considerável no século XVIII foi a visão vanguardista de vários missionários, dentre eles William Carey.
II. A plantação de igrejas no século XVIII foi reflexo de uma reflexão profunda da qual chegou-se à conclusão de que a evangelização dos povos era tarefa prioritária e inadiável da igreja de Cristo.
III. O trabalho de William Carey é um extrato perfeito da realidade do século XVIII sobre plantação de igrejas, homem, europeu, membro de denominação histórica e pertencente a uma sociedade missionária.
IV. As relações políticas entre Grã-Bretanha e Índia foram a oportunidade ideal para que William Carey e seus companheiros pudessem estabelecer a cultura europeia junto com a propagação da mensagem do Evangelho.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Explicação: no livro na pagina 30 ha o relato de sua historia e ele procedia da Inglaterra ''Era inglês e
viveu entre 1761 e 1834. Aos 18 anos de idade, Carey recebeu a Cristo como seu salvador pessoal, passando a frequentar uma pequena Igreja Batista.''
A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre Carey e a plantação de igrejas no século XVII é a Alternativa 4: I, II e III, apenas.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - VERDADEIRA, uma vez que Carey foi um missionário que auxiliou com o avanço da plantação de igrejas ao redor do planeta.
II - VERDADEIRA, dado que as igrejas só começaram a ser plantadas a partir de reflexão que decidiu que a evangelização deveria receber prioridade.
III - VERDADEIRA, já que Carey retratava as igrejas de maneira perfeita, por ser branco, europeu, membro de denominação histórica e oriundo re cidade missionária.
IV - FALSA, pois as relações políticas entre Grã-Bretanha e Índia não eram das melhores, tanto que ele teve que ir pra Dinamarca.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/49538133