Para resfriar uma jarra de água a 22°C, acrescenta-se 50 g de gelo a 0°C. O equilíbrio térmico estabelece-se a 20°C.A massa total da mistura, em quilogramas, equivale, aproximadamente, a:
Dados:
calor latente de fusão da água = 80 cal/g
calor específico da água = 1 cal/g°
A) 1,4
B) 2,1
C) 2,6
D) 3,2
Respostas
Considerando que o sistema formado pela jarra de água e pelo gelo esteja isolado termicamente, isto é, não haverá trocas de calor com o ambiente, as trocas se darão exclusivamente entre a água na jarra e a massa de 50g de água que está inicialmente na forma de gelo.
Vamos então avaliar a situação descrita e traçar algumas observações:
--> No equilíbrio térmico, a temperatura do sistema será de 20°C.
--> Toda massa de gelo (50g) terá sido transformada em água no estado líquido à temperatura de 20°, ou seja, essa massa absorverá calor latente, responsável pela mudança no estado físico, e calor sensível, responsável pela variação na temperatura de 0°C a 20°C.
--> A massa de água na jarra terá sua temperatura variada em -2°C cedendo calor sensível.
Como o sistema está isolado, o somatório das quantidades de calor absorvidas e cedidas será nula, isto é, todo calor cedido pela água na jarra será absorvido pela massa de 50g inicialmente na forma de gelo.
Com isso, podemos montar a seguinte equação:
Vamos lembrar como são calculadas as quantidades de calor sensível e latente para que possamos resolver a equação acima.
Substituindo na equação, temos:
Havia, portanto, 2500g de água na jarra, inicialmente a 22°C.
Somando a massa de gelo a essa massa de água da jarra, teremos a massa total da mistura:
Convertendo a massa quilogramas, dividindo esse valor por 1000, chegamos no valor de 2,550 kg e, como solicitado pelo enunciado, vamos aproximar esse valor efetuando o arredondamento para uma casa decimal.
Resposta: 2,6 kg (Letra C)