Questões: 1- Por que o contato com o "outro" nem sempre é fácil?
2- Como o contato com o "outro" nos ajuda a definir quem somos?
3- Como a alteridade pode nos auxiliar a combater os preconceitos?
Respostas
Resposta:
1- Porque o contato com o “outro” nem sempre é fácil? Porque o “outro” que há milênios se apresenta como uma ameaça e assusta os seres humanos.
2- Como o contato com o “outro” nos ajuda a definir quem somos? Acredito que pelas diferenças.
3- Como a alteridade pode nos auxiliar a combater os preconceitos? Quando nos colocamos no lugar do “outro”, seja ele o indígena, o espanhol, o português ou o jesuíta, expandimos nossa possibilidade de compreensão da história e temos a oportunidade de compreensão da história e temos a oportunidade de desconstruir equívocos e preconceitos fortemente arraigados em nossa cultura e em nossa dificuldade de lidar com o “outro”.
Explicação:
1. Muitas vezes o contato com outra pessoa é difícil por causa de uma incapacidade de conexão, de empatia, por ambas as partes.
2. Com os outros aprendemos o que queremos ser e o que não queremos ser. Entrar em contato com as pessoas é uma forma de expandir nossas possibilidades, conhecendo outras formas de "ser".
Afinal, não somos capazes de pensar como todas as outras pessoas são. Isso requer experiência.
3. A alteridade permite ao indivíduo conhecer o "eu". Pois o "eu" só é possível na existência de "outro". Logo, entender o lugar do outro cria uma nova perspectiva de si mesmo, que pode ajudar no combate dos preconceitos.
Alteridade: em cada "outro" um "eu"
Um escritor alemão chamado Hermann Hesse escreveu um dia:
- "Quando odiamos alguém, odiamos em sua imagem algo que está dentro de nós"
A alteridade tem a ver com isso. Pois reconhecer no outro a mesma possibilidade de ser que existe em nós é maravilhoso e assustador.
Aprenda mais sobre alteridade em: https://brainly.com.br/tarefa/10066555
#SPJ2