• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Ana274756
  • Perguntado 3 anos atrás

Como você acha que a(s) escola(s) em que você trabalha pode(m) atuar para reduzir as desigualdades educacionais de permanência e de resultados de aprendizagem dos estudantes?

Que estratégias vêm sendo adotadas para lidar com as desigualdades educacionais, decorrentes da pandemia, que estão atingindo os estudantes? Como elas foram diagnosticadas? O que tem sido feito, no retorno e na normalização das aulas presenciais, para promover aprendizagem com equidade a todos os estudantes?

Respostas

respondido por: halietbeta
8

Resposta:

A pandemia também afeta de maneira desigual a experiência educacional dos estudantes. ... Ainda, a desigualdade de notas entre alunos e entre escolas aumentou, sendo que os alunos com maiores perdas educacionais são aqueles que pertencem a grupos socioeconômicos mais vulneráveis.

Temos que ressaltar aqui que educação a distancia é diferente do modo remoto, onde tudo é feito pela internet, intermediado pelo computador, smartphone ou tablet. Acontece que as escolas são instituições da presença física e da interação entre docentes e alunos. Portanto, um dos prejuízos é o da socialização, contato com outras pessoas, calor humano e troca de conhecimento. As instituições têm muitos significados. Para uma criança, por exemplo, tem o valor das amizades e brincadeiras. O isolamento social tem sido um problema, pois muitos jovens estão com saudade dos professores e vice-versa.

Todos os prejuízos fazem a desigualdade crescer. Ela já existia antes da pandemia e só foi piorada. Além disso, aqueles alunos com mais dificuldade de aprendizado não conseguem seguir pelo ensino remoto. Antes, tinham um aproveitamento escolar maior, acompanhamento, acesso à biblioteca. Agora, estão todos em casa e, muitas vezes, sem conectividade e equipamento adequado. Isso traz consequências no ensino de crianças e jovens, afinal, muitos estavam se preparando para o Enem e ingressar em uma universidade. Eles têm se desdobrado para conseguir estudar.

Acredito que temos que participar de debates e da fiscalização das políticas públicas para educação. Seja voluntário ou voluntária em projetos de escolas públicas. Temos que defender uma educação de qualidade como direito básico de todos os brasileiros. Seja solidário e consciente em relação às causas e lutas sociais.

Explicação:

respondido por: larissamagrani
2

Com o advento da pandemia no Brasil, o país parou: escolas fechadas, pessoas trancadas em casa e as ruas vazias.

Não se sabia muito sobre o novo vírus e como acontecia a contaminação. Por isso, a única alternativa era o isolamento e o uso de máscaras.

Com o fechamento das escolas, as crianças e os jovens tiveram que se adaptar ao aprendizado a distância, através de telas e computadores. Contudo, há outra realidade: crianças e jovens que não possuem suporte nem bens para ter uma educação que acompanhe às exigências educacionais, culminando em desigualdade entre classes, como em relação às escolas privadas e públicas.

O ensino remoto causou impactos no processo de ensino e de aprendizagem de crianças e jovens, uma vez que os educandos tiveram que se adaptar a um ensino autônomo, ou seja, sem a presença constante dos professores e aprender por recursos visuais e auditivos.

Saiba mais sobre as desigualdades educacionais em: brainly.com.br/tarefa/31718352

Anexos:
Perguntas similares