• Matéria: Português
  • Autor: Juliana13Ramos
  • Perguntado 3 anos atrás

as duas imagens representam Iemanjá, divindade africana cultuada no Brasil como Rainha do Mar. É curioso que, embora se trate de uma entidade de origem africana, seja muito comum vê-la, no Brasil, representada como na primeira figura: uma mulher branca, magra, de cabelos lisos e em um vestido azul que não é característico da cultura africana. Para historiadores e seguidores das religiões afro-brasileiras, o que aconteceu com a representação de Iemanjá é semelhante ao que aconteceu com o embranquecimento da imagem de Jesus Cristo. O Jesus histórico, homem que viveu há dois milênios no Oriente Médio, muito provavelmente era moreno, baixinho e mantinha os cabelos aparados, como os outros judeus de sua época. No entanto, a imagem que se sobrepôs ao longo de séculos de dominação política e cultural europeia ao redor do mundo é de um homem de pele clara, barbudo, de longo cabelo castanho claro e olhos azuis.

a) Reflita e responda: por que o branqueamento dos personagens dos mitos pode ser prejudicial?

b) Na sua opinião, o que pode ser feito para resolver esse problema?

Me ajudem Pfvr!!! ​

Anexos:

Respostas

respondido por: rosanavanzelotti
10

Resposta:

O embranquecimento dos mitos pode ser prejudicial pelo fato de que acaba desmoralizando a cultura negra de maneira muito racista, pois, as pessoas acabam acreditando que aquelas grandes figuras eram brancas e na verdade não eram.

É necessário exaltar a verdadeira cor dos mitos, enaltecer a cultura africana e até mesmo a afro-brasileira, de maneira com que o preconceito e a intolerância desapareçam.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares