Diante da crise do capital, muitas empresas buscam estratégias para se manter equilibradas financeiramente no âmbito econômico. Assim, a demissão de funcionário tem sido utilizada para manter o status da empresa. Entretanto, tal situação pode agravar os índices de desemprego e até mesmo ocasionar outras condições, como subempregos, contratos temporários, etc.
Como assistente social, elabore uma proposta de trabalho social com os funcionários com vistas a auxiliá-los nas demandas que surgem em decorrência da crise do mundo do capital.
Respostas
Resposta:
vamos orar pra resposta chegar
pai nosso que esta no ceu
santificado seja o vosso nome
venha nos o vosso reino
que seja feita a tua vontade
assim na terra como nos ceus
amem
Resposta:
Padrão de resposta esperado
O assistente social pode trabalhar o contexto da crise a partir de várias perspectivas. Uma delas seria mediante o desenvolvimento de um projeto social, a ser realizado pela empresa, que consistiria em oferecer cursos profissionalizantes no ramo do trabalho desenvolvido, porém utilizando os próprios funcionários como capacitadores. De acordo com a habilidade de cada funcionário, estes preparariam as aulas que seriam ministradas aos adolescentes atendidos pela rede socioassistencial do município, capacitando-os para o mercado de trabalho no ramo calçadista.
O assistente social poderia sugerir também a realização de uma parceria com a prefeitura, para que ajudasse com parte dos custos, entendendo que esse projeto contribui para a formação continuada dos jovens do município.
Ainda, poderia propor a realização de um trabalho social com os funcionários da empresa visando ao seu fortalecimento como classe, além de construir coletivamente sua autonomia e cidadania. Poderia realizar orientações sobre os direitos trabalhistas e a rede socioassistencial do município (em especial saúde e assistência) e explicar como funcionam as políticas públicas, além de fazer um trabalho conjunto com os recursos humanos para ensinar como elaborar um currículo profissional diante do cenário de crises em que se encontra o sistema econômico-financeiro. Trabalharia a importância de se fazer uma análise de conjuntura na perspectiva crítica para que os indivíduos tenham condições de pensar as alternativas para determinadas dificuldades.
Explicação: