Os jogos e brincadeiras que são passados de geração em geração são conhecidos como brincadeiras folclóricas e culturais brasileiras, por fazer parte de nossas tradições tem nomes e regras claras que podem variar dependendo de cada região do país. São brincadeiras geradas por uso de alguns brinquedos tipo:
10 pontos
Pião, estilingue, pipa, bolas de gude, e brincadeiras de pega-pega...
boneca de pano, carrinho de rolimã, peteca, e jogos de pega varetas...
Quebra-cabeça, jogo de memória , jogos de tabuleiros...
Jogos da mímica, estátua viva, jogo do espelho, amarelinha e garrafão...
Brincadeira de roda, jogo da velha, batalha naval, jogo da força...
Respostas
Resposta:
radição
Transmitidas de geração em geração, as brincadeiras folclóricas representam o elo entre um povo e suas raízes. Sem autores definidos, elas fazem parte do folclore, que reúne dança, lendas, mitos, provérbios e adivinhações.
As brincadeiras folclóricas são importantes legados da cultura popular que contribuem para o fortalecimento do acervo cultural de uma nação. Através delas é possível compreender crenças e valores de determinado grupo social. Assim, a preservação dessas brincadeiras é uma forma de conhecer o passado e presente.
Essas brincadeiras permitem a integração e o desenvolvimento social, motor e cognitivo das crianças. Por isso, são muito utilizadas na educação infantil como recurso didático para promover a criatividade, a reflexão e a expressão.
Principais brincadeiras folclóricas
As principais brincadeiras folclóricas são praticadas em grupos ou individualmente. Elas promovem a integração e o desenvolvimento social e das crianças. Por isso, além da importância para a manutenção da cultura folclórica, preservar essas brincadeiras é uma forma de resgatar os valores culturais a cada geração.
Praticadas no dia a dia, essas brincadeiras têm destaque em agosto, uma vez que o mês dedicado ao folclore no Brasil. Elas agradam crianças e adultos de diferentes idades. Entre as principais estão:
Amarelinha
Assim como outras brincadeiras do folclore, a amarelinha pode ter diversas variações. A brincadeira tradicional consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
Regras da brincadeira:
Sorteio o jogador que vai começar.
Cada jogador lança uma pedrinha na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites.
Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas.
Ao chegar no céu, ele deverá pisar com os dois pés e voltar pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão e pular de volta ao ponto de partida.
Se acertar todos os passos, ele joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Perde a vez o jogador que pisar nas linhas do jogo ou na casa onde está a pedrinha;
Se não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair ou não conseguir de pegar a pedrinha de volta, ele perde a vez para o jogador seguinte.
Vence o jogo o participante que terminar de pular todas as casas primeiro.
Queimada
Realizada em grupo, o jogo consiste na divisão de dois times em que cada um deve ficar em um campo riscado em tamanhos iguais no chão. Os participantes de um time devem tentar acertar a bola nos jogadores do time adversários, até que todos sejam queimados.
Regras da brincadeira:
O espaço do campo deve ser respeitado sob pena de perder a bola para o time adversário;
O jogador que for queimado deve ir para atrás do campo do adversário;
Quando um jogador de uma equipe tentar queimar o outro da equipe adversária, ele poderá pegar a bola no ar, sem ser queimado, mas se a bola cair de sua mão estará queimado;
A bola pertence ao campo em que ela parar.
O jogador que já foi queimado e encontra-se no fundo do campo oponente também pode queimar o time adversário;
Vence o time que queimar todos os participantes primeiro.
Forca
Realizado em grupo, o jogo de forca tem como objetivo a adivinhação de alguma palavra. O participante que escolhe a palavra pode passar algumas dicas sobre a palavra.
Regras da brincadeira:
Cada jogador terá a sua vez de dizer uma letra e , ao errar, é desenhado um parte do corpo humano numa suposta forca.
Os jogadores podem adivinhar a palavra ao longo da partida, mas se ela não for adivinhada e o corpo todo for desenhado, eles perdem.
Vence quem acertar a palavra antes de completar o desenho.
Cabo de guerra
Formada por dois grupos, nessa brincadeira se utiliza uma corda e uma linha desenhada no chão indicando o limite. O objetivo do jogo é puxar a corda até que os adversários passem da linha marcada. Assim, o grupo mais forte vence o jogo.
Regras da brincadeira:
As equipes devem ser divididas buscando equilibrar o número de participantes e, consequentemente, em força.
A corda deve ser marcada com um pedaço de pano, que será posicionado sobre uma marcação no chão que pode ser feita com vareta ou giz.
Com os participantes organizado em filas, cada equipe deverá puxar uma das pontas da corda.
Vence o jogo a equipe que conseguir puxar pelo menos um dos adversários para frente da linha central primeiro.
Explicação: