A eletroforese é um método de mobilização das proteínas de uma solução (como o plasma sanguíneo) através de um campo elétrico. A carga elétrica das proteínas varia de acordo com a carga dos aminoácidos que a compõe. Se a maioria dos aminoácidos tiver carga negativa, a proteína será ácida; se tiver carga positiva, a proteína será básica; se a soma das cargas for neutra, a carga da proteína também será. Para separar as proteínas por tamanho, é necessário que todas tenham a mesma carga. Como solucionar esse problema? Os pesquisadores adicionam SDS (Dodecil-sulfato de sódio), que possui carga negativa ao tampão de amostra das proteínas. Dessa forma,as proteínas se ionizamna água, formando grandes ânions e tendem a se aproximar do polo positivo de um campo elétrico. A força de campo elétrica produz a ruptura da inércia das proteínas no meio – ou seja, uma força que produz aceleração de uma massa. Na eletroforese capilar, utiliza-se um capilar estreito, preenchido por tampão de corrida, no qual se adiciona a amostra. A distância percorrida pelos analitos da amostra é a mesma, o que difere é o tempo que cada analito demora para percorrer essa distância, chamado de tempo de migração. Sendo assim, é gerado um gráfico de resposta em função do tempo, denominado eletroferograma. Uma vez que cada analito apresenta um tempo de migração característico, é possível identificar os analitos, ao passo que os picos permitem estimar a quantidade de cada um deles. Com base nesse cenário, um grupo de pesquisa estava estudando a prevalência de mieloma múltiplo em um hospital através do diagnóstico pela eletroforese de proteínas. Qual o tipo de amostra utilizada nesse estudo?
Respostas
Resposta:
A eletroforese é um método de mobilização das proteínas de uma solução (como o plasma sanguíneo) através de um campo elétrico. A carga elétrica das proteínas varia de acordo com a carga dos aminoácidos que a compõe. Se a maioria dos aminoácidos tiver carga negativa, a proteína será ácida; se tiver carga positiva, a proteína será básica; se a soma das cargas for neutra, a carga da proteína também será. Para separar as proteínas por tamanho, é necessário que todas tenham a mesma carga.
Como solucionar esse problema?
Os pesquisadores adicionam SDS (Dodecil-sulfato de sódio), que possui carga negativa ao tampão de amostra das proteínas. Dessa forma,as proteínas se ionizamna água, formando grandes ânions e tendem a se aproximar do polo positivo de um campo elétrico. A força de campo elétrica produz a ruptura da inércia das proteínas no meio – ou seja, uma força que produz aceleração de uma massa. Na eletroforese capilar, utiliza-se um capilar estreito, preenchido por tampão de corrida, no qual se adiciona a amostra. A distância percorrida pelos analitos da amostra é a mesma, o que difere é o tempo que cada analito demora para percorrer essa distância, chamado de tempo de migração. Sendo assim, é gerado um gráfico de resposta em função do tempo, denominado eletroferograma. Uma vez que cada analito apresenta um tempo de migração característico, é possível identificar os analitos, ao passo que os picos permitem estimar a quantidade de cada um deles.
Com base nesse cenário, um grupo de pesquisa estava estudando a prevalência de mieloma múltiplo em um hospital através do diagnóstico pela eletroforese de proteínas. Qual o tipo de amostra utilizada nesse estudo?
a.
Amostra probabilística,a escolha dos elementos da amostra é feita de forma não aleatória, ou seja, de forma racional de acordo com a necessidade e conveniência do pesquisado.
b.
Amostra probabilística, onde há a possibilidade de todos os elementos dapopulação terem possibilidade conhecida, diferente de zero, de serem incluídos naamostra, o que garante a representatividade da amostra em relação à população.
c.
Amostra aleatória, onde a população é dividida em subgruposdistintos de acordo com algumas características e seleciona-se uma amostra aleatória de cada subgrupo.
d.
Amostra não probabilística, a escolha dos elementos da amostraé feita de forma não aleatória, ou seja, de forma racional de acordo com anecessidade e conveniência do pesquisador.
e.
Amostra por conveniência, há a possibilidade de todos os elementos dapopulação terem possibilidade conhecida.
Explicação:
A mostra probabilística, onde há a possibilidade de todos os elementos dapopulação terem possibilidade conhecida, diferente de zero, de serem incluídos naamostra, o que garante a representatividade da amostra em relação à população.