Você, como profissional que cuida da saúde de Lucas, tem como desafio:
a) Indicar as estruturas anatômicas que compõem cada um dos sistemas que o maratonista terá que mobilizar. Indique também a função e as etapas percorridas pelo fluxo sanguíneo durante a prova.
b) Relatar as particularidades de cada sistema e o processo para que, durante o esforço, a função específica de cada um dos sistemas aconteça e permita ao atleta concluir a prova.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) Em um atleta maratonista, a câmara direita do coração dilata desproporcionalmente em relação à câmara esquerda durante a corrida, com o ventrículo esquerdo “aguentando o peso” da maratona. Por mais que a condição do coração seja uma consideração importante para correr uma maratona, existe a ideia errada de que os corredores têm pulmões maiores. Pulmões não são particularmente dinâmicos e não são um problema tão sério para o sistema cardiovascular se a integração dos sistemas ocorre em sua potência máxima, dentro de parâmetros de distribuição do fluxo sanguíneo. Nesse sentido, são estas as estruturas, funções e etapas demandadas:
- Circulação sistêmica (grande circulação):
O ventrículo esquerdo do coração empurra o sangue carregado de oxigênio e nutrientes para a artéria aorta, através da válvula aórtica;
a aorta se ramifica em artérias menores que suprem cabeça, pescoço, membros superiores e inferiores, órgãos abdominais e pélvicos;
o sangue carregado com dióxido de carbono e substâncias residuais é coletado por vasos que são agrupados em veias cada vez maiores que convergem para formar a veia cava inferior e a veia cava inferior;
as duas veias ocas carregam sangue para o átrio direito do coração.
- Circulação pulmonar (pequena circulação):
O sangue carregado de dióxido de carbono se acumula no átrio direito, que é preenchido com sangue (diástole atrial); o átrio se contrai (sístole atrial) e empurra o sangue para o ventrículo direito através da valva tricúspide; o ventrículo direito é preenchido com sangue proveniente do átrio direito (diástole ventricular); o ventrículo direito se contrai (sístole ventricular) e empurra o sangue para as artérias pulmonares, através da valva pulmonar.
b) Durante o esforço, há o aumento agudo no débito cardíaco e na pressão arterial, o que permitirá aumento no fluxo sanguíneo para todo o corpo. Essas alterações ou respostas são geradas para que as áreas corporais onde haja necessidade recebam o fluxo sanguíneo adequado.
Explicação: