Questão 2 Antônio Gramsci (1891-1937) é um autor de significativa expressão na tradição marxista. Ele entende que o marxismo não pode servir simplesmente como análise intelectual que encaminha o homem para a transformação da sociedade (revolução). Sobre a teoria Gramsci Ana, julgue as assertivas abaixo em Verdadeira (V) ou Falsa (F) e assinale a alternativa correspondente: Gramsci desloca a importância da revolução para o conceito de práxis, como "ação com sentido, reflexiva, com finalidade própria", é central para a construção de uma nova sociedade. I Sua filosofia da práxis propõe uma reflexão original, em uma nova elaboração do marxismo, tomando os problemas concretos como guia - entendendo que o pensamento marxista contribui muito quando adotado para explicação das distintas realidades. L.) Já que vêm de dentro das próprias classes e elas constroem as ideologias a partir delas mesmas, os intelectuais atuam na construção e afirmação das respectivas ideologias, por melo da educação, da religião, do direito e assim por diante. Para Gramsci, a divisão das classes pela divisão do trabalho levou trouxe o aspecto positivo de homogeneização da escola, havendo a oportunidade de formação do homem integral em uma única instituição ao mesmo tempo profissionalizante e humanista, para a classe hegemônica e dominada.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
V F V F
Explicação:
respondido por:
0
As ideologias segundo Gramsci não se constroem a partir delas mesmas, ou seja, ideologia ocorre a partir da hegemonia exercida por um grupo como por exemplo a que um país tem sobre os demais, ocorre de modo a torna-lo soberano. Logo, a sequência correta está em: V-F-V-F.
Segundo Gramsci as ideologias surgem da superioridade, podendo ser encontrada na economia industrial de um determinado país por exemplo, combatendo assim com a contra-hegemonia que visa uma quebra hegemônica para dar vida a uma nova, dialogando sobre um novo conceito.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás