• Matéria: Química
  • Autor: wesleyfaxada37
  • Perguntado 3 anos atrás

A maioria das tinturas de cabelo que as mulheres usam em salões de beleza possuem amônia (NH3) em sua composição. É uma substância que age para abrir a cutícula dos fios para que a cor natural dos cabelos seja substituída por um novo pigmento. A seguir são representadas duas formas de representação para a molécula de amônia, formas X e Y. H ― N ― H ǀ H NH3 (X) (Y) Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. A representação X é a fórmula estrutural plana da amônia e Y representa a estrutura de Lewis para a mesma. II. Na estrutura de Lewis da amônia, os elétrons da camada de valência dos átomos são expostos e, assim, as ligações químicas entre eles podem ser observadas mais claramente. III. O átomo de N na amônia pode fazer 4 ligações com os átomos de H. IV. É através da representação em X que a regra do octeto pode ser analisada para a amônia. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Escolha uma: a. I e III, apenas. b. II e III, apenas. c. III e IV, apenas. d. I e IV, apenas. e. I e II, apenas.

Respostas

respondido por: joaofuleragem44
0

Resposta:

A prática de mudar a cor do cabelo é muito comum atualmente, mas ela já é conhecida há mais de 2000 anos. Os saxões, por exemplo, eram povos que gostavam de pintar suas barbas de cores fortes e diferentes, tais como azul, verde e alaranjado.

Essas práticas de tingir o cabelo continuaram ao longo dos anos, por diferentes motivos, sendo que os principais são: para esconder os cabelos brancos, por questões estéticas ou para afirmar pertencer a um determinado grupo e se diferenciar da sociedade.

Explicação:

A cor dos cabelos depende da combinação de quatro tipos de melanina. A melanina é uma proteína presente no córtex dos fios que forma cadeias que originam fibras ao longo do cabelo. Por exemplo, veja os dois tipos de melanina abaixo e as cores correspondentes:

Eumelanina -cabelo castanho e preto

Feomelanina - cabelo castanho avermelhado e louro

O cabelos mais escuros contêm uma quantidade maior de grânulos de melanina no córtex, enquanto que o cabelo louro contém pouca melanina.Quando a pessoa vai ficando mais velha, ocorre a ausência de melanina no córtex, o que leva à diminuição de pigmentação e, consequentemente, ao aparecimento de cabelos brancos.As tinturas empregadas para mudar a cor dos cabelos podem ser de origem natural ou sintética e são classificadas em temporárias, progressivas, semipermanentes ou permanentes. Veja cada uma:

Temporárias: Como o próprio nome diz, mudam a cor do cabelo por um período curto, pois saem com o uso dos xampus. Isso acontece porque são compostos de ácido de alta massa molar que não penetram na fibra do cabelo, ficam apenas na superfície;

Progressivas: Sua composição se baseia em soluções aquosas de sais metabólicos. Um exemplo desse tipo de tintura são as que contêm o elemento chumbo (Pb). Essa técnica é uma das mais antigas, sendo que no período greco-romano utilizava-se bastante o óxido de chumbo (PbO) misturado ao hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] e um pouco de água. O chumbo reage com o enxofre das proteínas do cabelo, formando o sulfeto de chumbo, que tem a cor preta.

Reação entre o óxido de chumbo das tinturas e a cisteína, um aminoácido sulfurado que compõe a estrutura da queratina

É uma tintura que permanece mais tempo que as outras, porém tem um aspecto negativo: o chumbo é um metal pesado, que pode acumular no organismo levando a problemas de saúde, como lesões neurológicas, estomacais e até osteoporose. Entretanto, não existem evidências que comprovem a relação entre as tinturas de cabelo e o câncer.

  • espero ter ajudado !!!!!


joaofuleragem44: ajudeii !!
Perguntas similares