• Matéria: Geografia
  • Autor: itslari
  • Perguntado 3 anos atrás

2- Trabalhadores qualificados provenientes de países subdesenvolvidos (periféricos) ou em desenvolvimento, deixam seu país de origem em busca de oportunidades mais promissoras de trabalho.

a) Marque a afirmativa que melhor defina o fenômeno conhecido como “fuga de cérebros”.

b) São trabalhadores de mão de obra qualificada de países menos desenvolvidos, que buscam mercados que valorizem o seu conhecimento técnico/científico.

c) São fenômenos migratórios decorrentes de causas ambientais, políticas ou ideológicas que impedem a permanência de tais grupos populacionais.

d) Consiste na migração de cientistas que não puderam permanecer no mercado de trabalho de seu país de origem, por questões ideológicas, decorrente da Guerra Fria.

e) Consiste na venda de patentes de inovações tecnológicas desenvolvidas por universidades de países menos desenvolvidos, para tecnopolos de países desenvolvidos.

Respostas

respondido por: th401
5

Resposta:

A

Explicação:

a) São trabalhadores de mão de obra qualificada de países menos desenvolvidos, que buscam mercados que valorizem o seu conhecimento técnico/científico.

Correto. A chamada "fuga de cérebros" é um fenômeno que tem como principal característica a saída de trabalhadores qualificados de seus países de origem, em busca uma melhor valorização em outros países.  

b) São fenômenos migratórios decorrentes de causas ambientais, políticas ou ideológicas que impedem a permanência de tais grupos populacionais.

Falso. A migração ambiental não se correlaciona com a "fuga de cérebros", uma vez que, esse fluxo migratório está diretamente ligado as condições ambientais de determinada região.

 

c) Consiste na migração de cientistas que não puderam permanecer no mercado de trabalho de seu país de origem, por questões ideológicas, decorrente da Guerra Fria.

Falso. A "fuga de cérebros" não tem uma conexão com questões ideológicas decorrente da Guerra Fria, o conceito base do fenômeno estudado se liga diretamente a falta de oportunidades de trabalho em seus países de origem e não com condições políticas.  

d) Consiste na venda de patentes de inovações tecnológicas desenvolvidas por universidades de países menos desenvolvidos, para tecnopolos de países desenvolvidos.

Falso. A desvalorização das universidades de países menos desenvolvidos decorrente da venda de patentes para tecnopolos de países desenvolvidos não está ligada a "fuga de cérebros".

Perguntas similares