Questão 22: Marque a alternativa que melhor descreve o conceito de segregação urbana socioespacial A) Refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades,
B) Juizo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatoria perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento, e uma ideia formada . antecipadamente e que não tem fundamento critico ou lógico, C) Deslocamento de uma população da zona rural em direção aos centros urbanos
D) Processo historico e social através do qual a industria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de Instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
A) Refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades.
Correto. O conceito de segregação socioespacial se caracteriza como um processo discriminatório, que divide as classes sociais em ambientes diferentes dentro de um mesmo centro urbano.
B) Juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento, e uma ideia formada . antecipadamente e que não tem fundamento critico ou lógico.
Falso. A opção B se refere ao conceito de "preconceito", não se liga diretamente a segregação urbana.
C) Deslocamento de uma população da zona rural em direção aos centros urbanos.
Falso. Essa afirmativa refere-se ao chamado êxodo rural, na qual a população da zona rural migra em direção aos centros urbanos.
D) Processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de Instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza.
Falso. Essa afirmativa tem como objetivo explicar o processo de industrialização e não como esse processo resulta na segregação socioespacial.