Brasil paleolítico Entre os fatores que caracterizam um país subdesenvolvido, como o Brasil, está o contraste clamoroso nos níveis de vida da população. O exemplo das famílias que habitam em cavernas, na fronteira do Piauí com o Ceará, mostra que subdesenvolvido e injustos são conceitos suaves para definir a nação. O fato de famílias viverem, há mais de uma geração, quase como homens do período paleolítico desafia qualquer aspecto que possa sustentar um perfil minimamente moderno e igualitário da sociedade. Para esses poucos lavradores, o fogo ainda é uma arma vital. Enquanto em partes do país a agroindústria produz para o mercado externo com padrões internacionais, esses trabalhadores cultivam apenas o minimamente necessário para a sobrevivência de suas famílias. O “homem das cavernas” brasileiro convive ainda com cobras dentro de sua precária moradia sem ter muito o que fazer para evitá-las. Enquanto alguns reclamam do exíguo espaço dos apartamentos, modernos, estes moram entre fendas de rochas, encolhidos pelo teto baixo, ameaçados por desabamento e sem o menor instrumento que permita identificar traços de uma habitação do século XX. Não dormem sobre camas, mas sobre jiraus. Caneta, xampu e sabonete são seus objetos de desejo. Para um país que enfrenta sérias contradições sociais, os habitantes das serras da Ibiapaba e Grande retratam de maneira mais impressionante o quanto são profundas as disparidades nacionais. Não se trata de tornar esse caso, chocante mas localizado, um emblema nacional. Ainda assim, ele está a lembrar o quanto ainda tem de ser feito para chegar à modernidade.
Responder as questões:
1) Observe os adjetivos presentes no primeiro parágrafo e responda: qual (is) deles é (são) nitidamente enfático(s)?
2) Explique a relação de significado existente entre o primeiro e o segundo parágrafo?
3) Explique o significado do adjetivo “internacionais” no terceiro parágrafo. Você sabe por que essa palavra adquiriu esse significado?
4) Há, no primeiro período do último parágrafo; duas estruturas das quais fazem parte adjetivos. Aponte-as e comente seu peso argumentativo.
5) O Brasil é paleolítico? Comente.
Respostas
Resposta:
1) paleolítico ( por ter acabado , com o perdão da licença poética baseada em Raul Seixas, "há dez mil anos atrás." )
2) Paleolítico e pessoas habitando cavernas. Lembrando que nossa espécie surgiu no finalzinho desse período, também e morava em cavernas.
Explicação:
3) Significa qualidade, um padrão de qualidade. Caso não atinja certos patamares não é "tipo exportação". No caso já entendemos logo como a palavra internacional ganhou esse significado.
4) os adjetivos "chocante" e " nacional". Teríamos um "chocante emblema nacional!" Clara alusão às desigualdades extremas entre conterrâneos.
5) Claramente não. O autor, intencionalmente, não utilizou a palavra desigualdade, mas é disso que ele está falando. E no paleolítico não havia essa desigualdade entre seres humanos.