“Carlos, 23 anos, começou a apresentar dor forte ao redor do umbigo, que evoluiu em algumas horas para uma dor concentrada no lado inferior direito do abdome, associada a náuseas e vômitos. Segundo Carlos, inicialmente a dor melhorava com o uso de analgésicos, porém, nas últimas 24 horas, houve uma piora da dor, tornando-se insuportável, abdome rígido e aumentado na região inferior direita, estando também associada a presença de febre.”
Considerando que Carlos foi diagnosticado com apendicite aguda, e dada a importância do apêndice no organismo humano, podemos dizer que este órgão faz parte de que tipo de imunidade?
O apêndice é um dos órgãos relacionados com a imunidade inata do organismo.
O apêndice é um órgão onde se concentra linfócitos inatos, ou seja, células de defesa do corpo humano. Por isso o órgão é importante para proteger o sistema digestivo de bactérias que causam doenças.
Que tipo de barreira participaria no nosso organismo?
O organismo tem barreiras básicas e simples, comuns, que estão em atividade contínua contra qualquer antígeno (agente agressor). A importância das barreiras naturais no combate às infecções é bem reconhecida. A integridade da pele e das mucosas impede a aderência e a penetração de bactérias; o movimento mucociliar (cílios da traqueia, por ex.) elimina bactérias do trato respiratório; O pH ácido do estômago destrói bactérias que penetram pelo trato digestivo alto; e na saliva e secreções prostáticas existem substâncias com atividade antimicrobiana.
No quadro apresentado por Carlos, a indicação é cirúrgica. A retirada do apêndice traria algum prejuízo para a defesa do organismo?
Carlos não sofrerá grandes consequências com a retirada do apêndice. Em quadros de apendicite é sempre necessária a retirada do órgão para evitar uma infecção generalizada. Dessa forma, outros órgãos do sistema imune irão "assumir" a função do apêndice na defesa.
Que outros tipos de barreira nosso organismo apresenta?
O organismo conta com diferentes formas de mecanismos de defesa e estes são agrupados em imunidade inata e imunidade adquirida.
Imunidade Inata Fazem parte da imunidade inata do organismo: Barreiras naturais físicas e químicas, células fagocíticas, sistema complemento, citocinas.
A participação da imunidade inata ocorre primeiramente pelas defesas naturais de barreiras físicas e químicas (pele, mucosas, pH do estômago, etc), que vencidas pelo agressor, passa a atuar através das células fagocitárias, da ativação do sistema complemento e da produção de quimiocinas e citocinas.
Imunidade adaptativa (adquirida): Os anticorpos podem exercer suas ações de três maneiras: opsonização (Ac se ligam aos Ag e atraem os macrófagos para a fagocitose desse complexo Ag-Ac), ativando o sistema complemento (as proteínas do complemento se ligam e destroem o Ag diretamente, ou destroem o complexo Ag-Ac já formado) e promovendo a neutralização de bactérias/Ags ou de seus produtos (Ac se ligam nos Ag e impedem suas ações no organismo).
A formação dos anticorpos se dá na chamada imunidade adaptativa (adquirida), com a invasão do Ag (agente agressor) e estímulo de células fagocitárias, em especial o macrófago, ainda na fase da imunidade inata, desencadeia estímulos também de outras células com as células B e T helper.
Considerando os sintomas apresentados por Carlos, podemos dizer que se trata de que tipo de inflamação? Justifique.
Carlos apresenta uma inflamação aguda. Isso porque os sintomas são recentes e caracterizam o início do processo inflamatório, como dor e febre.
Apendicite: É uma inflamação do apêndice intestinal e afeta a mucosa, o tecido linfoide e a camada muscular, causada por um bloqueio dentro do apêndice que provoca um aumento na pressão, problemas com o fluxo sanguíneo e inflamação.
Se o bloqueio não for tratado, o apêndice pode romper e espalhar a infecção para o abdome chamada peritonite. O sinal clínico mais representativo no diagnóstico de apendicite aguda é obtido
claudiaviana164:
Album save responder?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
eu vou te ajudar tá e. vou ver no meu caderno
️
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás