12. De maneira geral, a metrópole portuguesa, em várias oportunidades prod , indigenas fossem escravizadas. No entanto, muitos mecanismos foram utila aqui no Brasil para garantir os seus interesses em detrimento dos interesse a Guerra Justa. A esse respeito, explique:
a) Qual a justificativa dos colonos para a Gerra Justa?
b) Analisando os acontecimentos descritos, você considera que essas guerras eram realmente justas?
Respostas
Resposta:a)Como os territórios traficionais indígenas estavam ameaçados ,os indios tentavam resistir à expansão dos colonizadores. Nesse contexto foram criadas , várias justificativas para se realizar uma "guerra justa" que pudesse exterminar os nativos
Explicação:Só sei a letra "a"....e está correto,a prof corrigiu
12. a) Os colonos portugueses justificavam a Guerra Justa a partir da legitimação do seu poder, pois esse termo designava ações de dominação indígena para que obedecessem aos mandos dos exploradores, de outro modo, não efetivariam seu projeto colonial.
b) Não, as Guerras Justas não eram justas, visto que expressavam a suposta imposição da ordem dos lusitanos para as tribos indígenas, onde o primeiro grupo poderia cometer violência contra o segundo, algo de acordo com as determinações dos reis e governadores, objetivando concretizar seus interesses comerciais.
A Guerra Justa no Brasil colonial
Para as autoridades do Brasil colonial, tudo era permitido de ser feito contra os indígenas, desde que tais ações facilitassem a exploração de terras e florestas, algo notadamente injusto, mas que seguia o empreendimento da colonização.
Aprenda mais sobre o conceito de Guerra Justa: brainly.com.br/tarefa/25335493
#SPJ5