Em relação aos fatores de risco e de proteção para crianças e adolescentes de acordo com cada contexto, marque (C) para as corretas e (E) para as erradas.
A)
Em um contexto individual, os fatores de risco são: senso de humor, autoestima positiva, práticas de exercícios físicos; já os fatores de proteção incluem: genética familiar, má nutrição, inteligência abaixo da média e insônia.
B)
Em um contexto familiar, os fatores de risco são: maus-tratos e traumas, a falta de rotina, pais desatentos e divórcio; já os fatores de proteção consistem em: convivência familiar positiva, pais que estimulam cognitivamente seus filhos e que estão envolvidos com a escola.
C)
Em um contexto escolar, os fatores de proteção são: bullying, fracasso escolar, ambiente escolar que expõe os alunos a riscos; e os fatores de risco incluem: o estímulo à sensação de pertencimento, o reconhecimento do esforço do aluno e o estímulo a hábitos saudáveis.
D)
Em um contexto comunitário, os fatores de proteção são: oportunidades de lazer (esportes, dança, religião etc), segurança na comunidade, suporte de outros adultos que não sejam os pais; e os fatores de risco são: violência, pobreza, condição de moradia ruim, discriminação.
Respostas
Resposta:
E - Em um contexto individual, os fatores de risco são: senso de humor, autoestima positiva, práticas de exercícios físicos; já os fatores de proteção incluem: genética familiar, má nutrição, inteligência abaixo da média e insônia.
C - Em um contexto familiar, os fatores de risco são: maus-tratos e traumas, a falta de rotina, pais desatentos e divórcio; já os fatores de proteção consistem em: convivência familiar positiva, pais que estimulam cognitivamente seus filhos e que estão envolvidos com a escola.
E - Em um contexto escolar, os fatores de proteção são: bullying, fracasso escolar, ambiente escolar que expõe os alunos a riscos; e os fatores de risco incluem: o estímulo à sensação de pertencimento, o reconhecimento do esforço do aluno e o estímulo a hábitos saudáveis.
C - Em um contexto comunitário, os fatores de proteção são: oportunidades de lazer (esportes, dança, religião etc), segurança na comunidade, suporte de outros adultos que não sejam os pais; e os fatores de risco são: violência, pobreza, condição de moradia ruim, discriminação.
O senso de humor, a autoestima positiva e a prática dos exercícios físicos contribuem de forma positiva para a criança e o adolescente. Como é o caso do bullying, o fracasso escolar e a exposição do aluno aos fatores de risco, não são fatores de proteção. A sequência correta está em: E-C-E-C.
Qual a importância da escola na formação da criança?
O espaço escolar é fundamental para que os jovens em formação aprendam, seja pela didática aplicada em sala de aula, quanto a troca e o saber desenvolvido pela socialização, que é um dos pilares para o contexto coletivo, contribuindo para a base individual de cada aluno que estuda naquele ambiente.
Mais sobre a escolarização:
https://brainly.com.br/tarefa/24095305
#SPJ2