Assim como Humboldt, Karl Ritter (1779-1859) também é considerado fundador da Geografia Moderna, Ritter, filósofo e historiador, preocupou-se em estudar exaustivamente a Ásia Menor. Foi professor de alguns dos maiores geógrafos do final do século XIX: Ratzel, Reclus e La Blache. Contudo, ao contrário de Humboldt, Ritter não foi um viajante ou explorador, mas um grande leitor e expositor. Buscou explicar a evolução da humanidade, ligando-a às relações entre o povo e o meio natural, e fazendo, sobretudo, a descrição da sociedade.Sobre Karl Ritter, assinale a alternativa CORRETA:
A) A proposta de Ritter é considerada moderna, pois o homem é o sujeito das suas ações.
B) De modo geral, podemos dizer que Ritter era ligado às classes dominantes de seu país, enquanto Humboldt não.
C) Dentre suas obras, merecem destaque os livros "Quadros da Natureza" e "Cosmos".
D) Na visão de Ritter, a Geografia era o estudo dos lugares, a busca pela individualidade destes e, sendo assim, deveria estudar os arranjos individuais, bem como compará-los
Respostas
respondido por:
1
Segundo Ritter o sentido apresentado na geografia moderna naquele período, era de entender como as relações entre o indivíduo e os diferentes espaços se interligavam. A alternativa A está correta.
A leitura na geografia moderna, e, a forma como as unidades e descrições são interpretadas, possuem ligação com as relações de trabalho como um instrumento para a observação da realidade, são as relações de trabalho e ação.
Além disso, o conhecimento das unidades e como as formas de organização da sociedade são analisadas, parte da relação social e do trabalho.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás