5. Sobre a Teoria da Implicatura, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para afirmações a seguir: ( ) A Teoria da Implicatura explica como o que é "dito" expressa literalmente tudo o que se pretende no ato de comunicação. ( ) O conceito de Implicatura oferece algumas explicações funcionais para os fatos linguísticos. ( ) A Teoria da Implicatura objetiva ir além da teoria semântica, no sentido de que promete preencher as lacunas deixadas por aquela, no intuito de explicar como nos comunicamos usando a língua. A. F – F – F B. V – F – V C. F – V – V D. V – V – F E. V – V – V
Respostas
Resposta:
Resposta correta: letra C
Explicação:
A implicatura é considerada um exemplo paradigmático da natureza e da força das explicações pragmáticas dos fenômenos linguísticos. Esse princípios têm um efeito visível em vários pontos da estrutura da língua. Assim, o conceito de implicatura parece oferecer algumas explicações funcionais significativas dos fatos linguísticos.
A teoria explica — e até certo ponto explicita — como é possível querer dizer (num sentido geral) mais do que é efetivamente “dito” (ou seja, mais do que se expressa literalmente pelo sentido convencional das expressões linguísticas enunciadas).
A lacuna entre o que é dito literalmente e o que é comunicado é tão substancial que não se pode esperar que uma teoria semântica forneça mais do que uma pequena parte de uma explicação de como os sujeitos se comunicam usando a língua, a noção de implicatura promete, no entanto, preencher lacunas.
Resposta: C) F – V – V
Explicação:
F- A teoria da implicatura explica como é possível querer dizer MAIS do que é efetivamente “dito”, ou seja, mais do que se expressa literalmente pelo sentido convencional das expressões linguísticas enunciadas.
V- O conceito de implicatura oferece algumas explicações funcionais significativas dos fatos linguísticos.
V- A lacuna entre o que é dito literalmente e o que é comunicado é tão substancial que não se pode esperar que uma teoria semântica forneça mais do que uma pequena parte de uma explicação de como os sujeitos se comunicam usando a língua. (LEVINSON, 2007).