Alguém ajuda aí pfv:
EXERCÍCIOS.
1) Qual é a característica fundamental das células procarióticas e eucarióticas?
2) Cite características dos seres do reino protista.
3) Dê exemplos de algas protistas.
4) Quais são os protistas heterótrofos.
5) Diferencie cílios de flagelos.
6) Como se locomovem os protozoários?
7) Onde vivem as algas protistas?
8) Como se da a transmissão da amebíase e quais os seus principais sintomas?
9) Todas as amebas são parasitas? Justifique.
10) Com relação a doença de Chagas, indique:
a) Flagelado causador;
b) sintomas da doença;
c) hospedeiros naturais;
d) inseto transmissor;
11) Por que a doença de Chagas é um grave problema social principalmente no Brasil?
12) Em que tipo de ambiente é mais comum a malária?
13) Em relação a malária, indique:
a) esporozoário causador;
b) inseto transmissor;
c) sintomas da doença;
14) Cite uma alga unicelular com nutrição autotrófica e heterotrófica.
15) Qual o protozoário causador da leishmaniose? Como essa doença é transmitida e como podemos preveni-la?
Respostas
1. Células procarióticas e eucarióticas são tipos celulares que se diferenciam, entre outras características, pela presença ou ausência de núcleo. Enquanto as células procarióticas não apresentam material genético envolvido por envoltório nuclear, as eucarióticas possuem um núcleo bem definido.
2. Apresentam membrana envolvendo o material genético. Podem ser autótrofos ou heterótrofos, podem ter vida livre ou parasitária. Esse reino é basicamente dividido em algas e protozoários.
3. Sarcodinos. Os sarcodinos são representados pelas amebas que se locomovem por meio de pseudópodes. ...
Mastigóforos. Os mastigóforos locomovem-se por meio de flagelos. ...
Esporozoários. ...
Ciliados. ...
Algas verdes ou Clorofíceas. ...
Algas vermelhas ou Rodofíceas. ...
Algas Pardas ou Feofíceas. ...
Algas Douradas ou Crisofíceas.
4. Os protistas heterótrofos são protozoários encontrados em ambientes aquáticos e solos úmidos. Estruturalmente, os protozoários apresentam membrana plasmática simples ou então películas resistentes. Nutrem-se através da ingestão de alimentos e restos orgânicos, de diversas origens, existentes no ambiente.
5. A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células. ... O comprimento é variado, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos.
6. As organelas responsáveis pela locomoção do protozoário podem ser os flagelos, os cílios ou ainda extensões fluidas do próprio corpo (os pseudópodes).
7. As algas são organismos com aparências que lembram uma planta. Vivem em ambientes marinhos e terrestres, constituindo a espécie do reino Protista.
8. A transmissão da amebíase ocorre pela ingestão dos cistos da ameba encontrados na água ou em alimentos contaminados. Geralmente, os cistos causadores da amebíase são encontrados nas fezes dos infectados e no solo. Ainda que seja raro, a doença pode ser transmitida pelo contato sexual sem proteção devida.
9. As amebas compreendem seres vivos que dependem do parasitismo para a sobrevivência.
Dessa forma, todas as amebas são parasitas obrigatórios (assim como os vírus), uma vez que estão geralmente em um estado latente, em forma de cisto, dependendo da presença de hospedeiros para que possuam realizar seus processos de reprodução e manutenção das futuras gerações. No organismo humano, desenvolvem as amebíases.
10. a) O parasita em questão é protozoário Tripanossoma cruzi.
b) Inchaço do coração.
c) O inseto vetor é o barbeiro, um percevejo(hemiptera).
11. A doença de chagas é transmitida pelo barbeiro o barbeiro vive nas plantações de açaí. em algumas partes do Brasil, o açaí é matéria prima e fonte de trabalho para vários ribeiros da região principalmente no norte e no nordeste
12. A malária ou impaludismo é uma doença causada por protozoários ela é mais comum na região amazônica. Geralmente a malária é comum em regiões de clima Equatorial e Tropical, como é o caso da região Norte do Brasil.
13. A) plasmodium
B) fêmea do mosquito-prego do gênero Anopheles
C) calafrios,febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia,delírios.
14. Podemos afirmar que as algas da família das Euglenophyta são bons exemplos de organismos autotróficos, ao passo que algas heterotróficas Dinophyta .
Como sabemos, as algas são organismos vivos que se caracterizam por possuírem a capacidade de produzir substâncias orgânicas, tanto na condição de organismos autotróficos, tanto quanto sendo seres heterotróficos.
Nesse sentido, os autotróficos são seres com capacidade de produzir seu próprio alimento via fotossíntese ou então pela quimiossíntese. Enquanto que
os organismos heterotróficos são os organismos que se alimentam de outros seres vivos.
15. O protozoário causador da Leishmaniose é o protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados.
A doença afeta algumas das pessoas mais pobres e está associada à desnutrição, deslocamento de população, condições precárias de habitação e saneamento e falta de recursos financeiros.
Em vista disso, para evitar a propagação da Leishmaniose, deve-se evitar a proliferação do mosquito-palha, por manter o ambiente limpo, sem acúmulo de entulhos e de lixo.
A higiene e limpeza são fundamentais para diminuir a incidência do mosquito-palha. O uso de telas em portas e janelas também é recomendado.
Espero ter ajudado :)