As trocas gasosas são essenciais para fornecer oxigênio necessário para o metabolismo dos indivíduos. Sobre a respiração dos artrópodes é incorreto afirmar:
a. Artrópodes de tamanho extremamente reduzido fazem suas trocas gasosas pela superfície corporal por meio de difusão.
b. As brânquias simples ou foliáceas são órgãos cujas áreas externas são finas e permeáveis, permitindo a difusão e, consequentemente, as trocas gasosas.
c. Pulmões foliáceos são constituídos por bolsas invaginadas com numerosas lamelas.
d. Espiráculos são aberturas circulares que permitem a entrada e a saída de gases, encontrando-se na parte externa e sempre abertas.
e. As traqueias são invaginações tubulares que se estendem para o corpo e se ramificam até tubos muito finos chamados de traquíolas que distribuem os gases.
Respostas
respondido por:
0
Os artrópodes de tamanho reduzido possuem estruturas chamadas de "traqueias", são tubos que se estendem por todo o seu corpo permitindo as trocas gasosas com o ambiente, já os maiores podem possuir pulmões, e se forem artrópodes aquáticos irão ter brânquias (alternativa E).
O oxigênio é de extrema importância para todos os animais, sendo o principal agente oxidante usado para produzir energia no nosso corpo, sem oxigênio não há como os animais viverem.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás