Com muita frequência indicadores são apresentados como um valor estatístico em si, desvirtuando o sentido do próprio conceito: um indicador expressa algo que ele mesmo não é, ou seja, ele exprime apenas parcialmente determinado aspecto; ele é somente uma espécie de representante de um determinado aspecto de uma realidade bem mais complexa: o termômetro que registra e mensura o estado febril de uma pessoa indica apenas a sua temperatura naquele momento, mas ele não é a febre em si.
Um indicador é, portanto, apenas uma unidade de medida parcial, substitutiva. Outro exemplo: o indicador “esperança de vida ao nascer” indica (diretamente) apenas a esperança média de vida de uma pessoa em determinado momento, porém indica (indiretamente) também a situação de saúde e dos meios de vida de toda uma população. Ou seja, indicadores de desenvolvimento são, na melhor das hipóteses, apenas variáveis representativas de aspectos parciais de determinados processos de desenvolvimento em contextos bem específicos.
Sobre os principais indicadores vitais criados pelo Banco Mundial analise as afirmações abaixo:
I. Taxa média anual de crescimento populacional: indica a intensidade anual de crescimento da população, a qual é influenciada pela natalidade, mortalidade e migrações.
II. Mortalidade infantil: indica quantas crianças morrem antes de completarem um ano de vida, em um grupo de mil nascidos vivos, em determinado período.
III. Esperança de vida ao nascer: indica quantos anos um recém-nascido viverá, considerando constantes os padrões de mortalidade vigentes
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa 5:
I, II e III.
Explicação:
Página 111 do livro.
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 5: I, II e III.
Explicação:
Livro Desenvolvimento Socioeconômico Página 111
CORRETA! Taxa média anual de crescimento populacional: demonstra a capacidade anual de crescimento da população, a qual é influenciada pela natalidade, pela mortalidade e pelas migrações.
CORRETA! Mortalidade infantil: aponta a quantidade de crianças que falecem antes de completarem um ano de vida, considerando um grupo de mil nascidos vivos, em um período estabelecido.
CORRETA! Esperança de vida ao nascer: expressa a quantidade de anos que um recém-nascido sobreviverá, considerando constantes os padrões de mortalidade vigentes.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás