Devido à grande importância da vacinação e da grande quantidade de notícias falsas que circulam sobre o tema, faça uma pesquisa, e registre no seu caderno, três mitos sobre as vacinas que precisam ser destruídos.
Respostas
Resposta:
Mitos
(Mito) É perigoso tomar vacina
Este é um mito muito difundido entre as “fakes news” e não passa de uma inverdade, sendo que todas as vacinas quando chegam ao mercado já passaram por rigorosos testes de qualidade, inclusive com o selo de eficácia emitido pela vigilância sanitária.
(Mito) Não é preciso vacinação para doenças controladas ou erradicadas, como sarampo, catapora…
Pelo contrário, mesmo com as doenças controladas os vírus e bactérias continuam circulando, por isso qualquer baixa na imunização coletiva pode ocasionar novo surto.
(Mito) Vacina contra a gripe não é necessária e aumenta risco de contágio da covid-19
A vacina da gripe é muito importante, pois o vírus influenza (causador da gripe comum) e suas variações chegam a matar 500 mil pessoas por ano.
Portanto, a vacina é um método muito eficaz de proteção contra a gripe e de nenhuma maneira aumenta o risco de contrair coronavírus.
Longe disso, é importante manter a vacinação da gripe para fortalecer o organismo e não desenvolver formas severas de covid-19. Dessa forma, este é mais um mito.