Estudos linguísticos têm mostrado que o português brasileiro apresenta particularidades que o distinguem do português europeu, tais como: 1 - Uso de relativas com pronome lembrete/resumitivo: Maria é uma pessoa que eu gosto muito dela. 2 - Uso do pronome reto na posição de objeto: Gosto muito da Maria, mas eu não vejo ela há muitos anos. 3 - Topicalização com pronome lembrete: A Maria, eu não vejo ela há muitos anos. Com relação ao tema, avalie as seguintes explicações sócio-históricas para esse distanciamento. I - O multilinguismo do período colonial brasileiro, envolvendo as línguas, portuguesa, africanas e indígenas. II - A vinda da família real para o Brasil e sua instalação no Rio de Janeiro, relusitanizando a colônia. III - Tráfico constante de africanos para trabalhar como mão de obra escrava e a aquisição do português como L2 a partir de diversos modelos. É correto o que se afirma em: a. I, apenas. b. II, apenas. c. I e III, apenas. d. II e III, apenas. e. I, II e III.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A alternativa que mais se aplica é a letra c.
I - O multilinguismo do período colonial brasileiro, envolvendo as línguas, portuguesa, africanas e indígenas.
Está correto, pois o português colonizador impuseram que os escravizados utilizassem a língua portuguesa. Isso foi justamente o que gerou uma mistura entre essas línguas e originou as variantes brasileiras de palavras das línguas supracitadas.
III - Tráfico constante de africanos para trabalhar como mão de obra escrava e a aquisição do português como L2 a partir de diversos modelos.
Correto. Justificativa similar a da questão anterior.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás