1. A octanagem é a capacidade da gasolina de resistir à queima no interior do motor. Ela é um indice de resistência de ten determinado combustível à detonação. Recentemente uma lei regulamentou o aumento da octanagem da gasolina brasileira. Sobre o assunto responda.
a) Quais as vantagens e desvantagens em se ter uma gasolina com maior octanagem? Se necessário, faca uma pesquisa sobre o assunto
b) Escreva a fórmula molecular e estrutural do octano (matéria-prima da gasolina)
Respostas
Resposta:
a) As vantagens estão relacionadas a redução de poluentes, melhor dirigibilidade dos veículos, maior potência e rendimento do motor além de melhor conforto para os motoristas. As desvantagens envolvem possibilidade de adulteração, é necessário um motor de alta performance, não é aditivada, pouco efeito sobre carros antigos, maior valor de custo e menor densidade energética do etanol em relação a gasolina comum.
b) A fórmula molecular é C8H18 e a fórmula estrutural é CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH3
Explicação:
O aumento da octanagem no Brasil começou a ser implementada no ano de 1994. Esse processo está relacionado a capacidade da gasolina resistir a uma compressão antes da explosão.
Entre as suas vantagens podem ser descritos: redução de poluentes, melhor dirigibilidade dos veículos, maior potência e rendimento do motor além de melhor conforto para os motoristas.
Entre suas desvantagens temos que ainda pode ser um gasolina adulterada, é necessário um motor de alta performance, não é aditivada o que não impede a carbonização e oxidação da gasolina, possui pouco efeito sobre carros antigos, maior valor de custo e menor densidade energética do etanol em relação a gasolina comum.
A gasolina é composta por hidrocarbonetos, ou seja, compostos químicos de carbono e hidrogênio, e por compostos oxigenados. Quanto maior o número de moléculas com octanos, maior octanagem. A fórmula molecular do octano é: C8H18.
Sua fórmula estrutural é composta por uma cadeia simples sem ramificações da seguinte forma:
CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH3