• Matéria: Direito
  • Autor: mayrllasampaio
  • Perguntado 3 anos atrás

"Ser livre é ter a liberdade de ditar suas ações e dispor de seus bens, e de todas as suas propriedades, de acordo com as leis regentes. Dessa forma, não ser sujeito à vontade arbitrária de outros, podendo seguir livremente a sua própria vontade." Locke afirma que a função do estado é interferir o mínimo possível na vida dos indivíduos, atuando apenas na mediação de conflitos e na defesa do direito à propriedade.
Sem leis e sem Estado, você poderia fazer o que quisesse. Os outros também poderiam fazer com você o que quisessem. Esse é o “estado de natureza” descrito por Thomas Hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britânicas (1640-60), aprendeu em primeira mão como esse cenário poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana não pode haver nenhuma segurança, nenhuma paz.
Fonte: LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
Considere as afirmações:

1. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa inequivocamente a defesa de um regime político monarquista.

2.Dois dos grandes teóricos sobre o “estado de natureza”, Hobbes e Rousseau, partilham a convicção de que o afeto predominante nesse “estado” é o medo.

3.Um traço comum da filosofia política moderna é a idealização de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas II e III estão corretas.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) Somente a afirmativa II está correta.
D) Somente a afirmativa I está correta.

Respostas

respondido por: danielesantana410
2

Resposta: 1. A argumentação hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituída por um pacto, representa inequivocamente a defesa de um regime político monarquista.

respondido por: gabipquintana
3

Sobre estas argumentações expostas, podemos afirmar que a alternativa D está certa. Hobbes foi um apoiador dos sistemas monarquistas. Em sua concepção o Rei era a representação de um Estado bravo e racional, capaz de trazer a ordem mesmo que houvesse grandes conflitos.

As linhas de pensamento de Locke

Ele contrariou Hobbes ao defender que o caráter natural das pessoas não pode causar guerras, e deve ser tratado como um caráter de independência e paz. Ele era a favor da preservação da vida, da liberdade, da igualdade e da propriedade privada derivada do trabalho. Seu raciocínio era montado através das ideologias empíricas, do contratualismo e se destacou com a ideologia do liberalismo político.

Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre liberalismo político em https://brainly.com.br/tarefa/42809780

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares