Quanto à associação entre transtornos mentais e crimes sexuais, estes estão relacionados, principalmente, aos transtornos parafílicos. A palavra parafilia pode ser definida como:
A.
um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo.
B.
qualquer interesse sexual intenso e persistente que não aquele voltado para a estimulação genital ou para carícias preliminares com parceiros humanos que consentem e apresentam fenótipo normal e maturidade física.
C.
um padrão difuso de indiferença e violação dos direitos dos outros, o qual surge na infância ou no início da adolescência e continua na vida adulta.
D.
um padrão repetitivo e persistente de comportamento no qual são violados os direitos básicos dos outros e/ou as principais normas ou regras sociais apropriadas à idade do indivíduo.
E.
um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e de afetos e de impulsividade acentuada, que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.
Respostas
Resposta:
B. qualquer interesse sexual intenso e persistente que não aquele voltado para a estimulação genital ou para carícias preliminares com parceiros humanos que consentem e apresentam fenótipo normal e maturidade física.
Explicação:
A palavra parafilia se refere a "qualquer interesse sexual intenso e persistente que não aquele voltado para a estimulação genital ou para carícias preliminares com parceiros humanos que consentem e apresentam fenótipo normal e maturidade física" (APA, 2015).
As demais alternativas se referem aos transtornos da personalidade (alternativa a, incorreta); transtorno da personalidade antissocial (alternativa c, incorreta); transtorno da conduta (alternativa d, incorreta) e transtorno da personalidade borderline (alternativa e, incorreta).