Respostas
Resposta:
Classificação das ciências
Diferenciam-se das artes e das Humanas pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e a sondagem, podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas, entre outros.
Embora polêmica, é comum a distinção entre ciências exatas e ciências humanas.
História
As ciências sociais surgiram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Marx, Durkheim e Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Comte, seu primeiro professor.
Durkheim e seus pares se esmeraram na busca de regras de método que elevassem ao status científico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade. As atrocidades das relações de trabalho da época fizeram com que ele atribuísse a esse grupo social, assim definido em relação ao sistema econômico capitalista, ora a força da transformação da sociedade, ora apenas uma peça do complexo quebra-cabeças da história. No meio-termo entre o academicismo e o militantismo, está a participação de Weber, para quem a ciência e a política são duas vocações distintas. Distintas, mas comensuráveis: ele próprio teórico da burocracia e do processo de modernização, contribuiu para a burocratização e modernização da Alemanha, ocupando cargos políticos.
Sociologia
O momento de consolidação do velho currículo do ensino superior europeu durante o movimento intelectual conhecido como positivismo favoreceu a sociologia firmar-se como ciência. Então, a nova disciplina, sociologia, veio renovar as outras ciências humanas e sociais já vigentes. Assim, um discípulo de Durkheim, Marcel Mauss, deu o tom da renovação da antropologia na França. Em um contexto diferente, o polaco Bronislaw Malinowski também contribuiu para a renovação da antropologia através do método funcionalista, que marcou uma ruptura com o viés colonialista dos estudos antropológicos até então desenvolvidos na Inglaterra.
Campos
Administração
Ver artigo principal: Administração
A Administração é uma ciência fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.
Animação Sociocultural
A Animação Sociocultural (ASC) é um processo que visa a consciencialização participante e criadora das populações. Tem uma metodologia própria que, em termos gerais, tem as seguintes linhas mestras:
é um processo deliberado e constante destinado a estimular as pessoas e os grupos para que se auto-desenvolvam, mobilizando todas as suas faculdades, no sentido da resolução dos seus problemas reais e colectivos;
é um despertar para a descoberta e desenvolvimento das potencialidades e capacidades de cada comunidade;
é a aquisição da competência necessária para que os grupos (as comunidades) sejam agentes e não meros espectadores passivos.
Antropologia
Ver artigo principal: Antropologia
Antropologia (cuja origem etimológica deriva do grego άνθρωπος anthropos, (homem / pessoa) e λόγος (logos - razão / pensamento) é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica da antropologia distingue a antropologia cultural da antropologia biológica. Cada uma destas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento.
Antropologia física
Arqueologia (em alguns países, a Arqueologia é considerada uma ciência plena, sem ser uma disciplina da Antropologia)
Antropologia cultural
Antropologia visual
Contabilidade
Contabilidade é a ciência que estuda, registra, analisa e sistematiza os fenômenos que afetam a riqueza (patrimônio) das entidades com o objetivo de controle e o fornecimento de informações para a tomada de decisão. A Contabilidade moderna é dividida em duas grandes áreas: Financeira, ligada a normas e leis e voltada ao provimento de informações para usuários externos à entidade e Gerencial, não atrelada a normas e voltada ao planejamento e controle econômico-financeiro da entidade e ao atendimento de usuários internos da mesma. Ainda podem ser identificadas diversas subáreas como as tributária, ambiental, social, comercial, societária, rural, bancária e controladoria.