Em um processo inflamatório a região atingida fica avermelhada e quente. Isso ocorre devido a um aumento do fluxo de sangue e demais líquidos corporais migrados para o local. Na área inflamada também ocorre o acúmulo de células provenientes do sistema imunológico (leucócitos, macrófagos e linfócitos), com dor localizada mediada por certas substâncias químicas produzidas pelo organismo. Neste processo podemos dividir didaticamente a inflamação em etapas: vasodilatação (marginação), adesão, rolamento, diapedese e quimiotaxia. De acordo com estas etapas, marque a alternativa que não condiz com a característica da etapa.
A Quimiotaxia - ocorre depois da diapedese onde nesta nova região a célula encontrará um “caminho químico” até a área agredida.
Fase de Rolamento- Para que as células de defesa tenham certeza que ali naquele local está ocorrendo uma agressão, a célula “rola” sobre as hemácias se ligando a outros receptores confirmando a informação.
Fase de diapedese- Após a adesão mais firme e as células mais delgadas vão passando entre duas células endoteliais sem promover ruptura do vaso, com a ajuda dos receptores, passando assim para o meio extracelular.
Fase de Vasodilatação - O vaso que foi sinalizado pelas células agredidas, promovendo uma dilatação, para diminuir a velocidade sanguínea permitindo que neutrófilos e macrófagos vão para a margem dos vasos.
Fase de adesão- É denominada assim por ocorrer a união de receptores de adesão do endotélio (E- selectina) com os receptores das células promovendo assim uma “ ancoragem” celular.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A inflamação (do Latim inflammatio, atear fogo) ou processo inflamatório é uma reação do organismo a uma infecção ou lesão dos tecidos. Em um processo inflamatório a região atingida fica avermelhada e quente. Isso ocorre devido a um aumento do fluxo de sangue e demais líquidos corporais migrados para o local
cleciafeitosa25:
????
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás